• Pilates a técnica que trabalha o controle do corpo pela mente

Pilates a técnica que trabalha o controle do corpo pela mente

31 Jan, 2025 10:58:36 - Saúde

Balneário Gaivota (SC)

O que é o Pilates?

É um conjunto de exe físicos!

O Método Pilates é uma prática que tem como objetivo principal promover o equilíbrio entre corpo e mente, sendo amplamente reconhecido por seus benefícios no desempenho físico. A abordagem do método integra exercícios que fortalecem os músculos, melhoram a flexibilidade, otimizam a postura e promovem uma respiração eficiente.

Fortalecimento Muscular

Aumento da Flexibilidade

Melhora da Postura e Alinhamento Corporal

Controle Respiratório e Conexão Corpo-Mente

Benefícios para Praticantes de Esportes

Muitos atletas utilizam o Pilates como complemento ao treinamento, pois ele aumenta a força, a flexibilidade e a estabilidade corporal, essenciais para movimentos mais rápidos e precisos. Além disso, a prática reduz o risco de lesões musculares e articulares, prolongando a vida útil de esportistas.

O Método Pilates é uma prática acessível e adaptável para pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento. Incorporá-lo à rotina promove não apenas a melhora no desempenho físico, mas também a qualidade de vida.


Não é de hoje que profissionais da área da saúde recomendam a prática de atividades físicas. Com a globalização de informações e com a busca da qualidade de vida, é cada vez maior o número de adeptos de atividades que contribuam com a melhora na saúde e no bem-estar.

Com menos de um século de existência, o Pilates tem atraído milhares de pessoas. A técnica - na época era chamada de Contrologia - teve seus primeiros registros durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), pois foi utilizada para auxiliar os soldados na reabilitação e para terem mais força. Após, o seu criador Joseph Pilates montou um estúdio de Pilates em Nova Iorque e que atendia as bailarinas e atletas como parte do tratamento fisioterapêutico. Hoje, a abordagem do Pilates no tratamento fisioterapêutico deve ser conduzida por um fisioterapeuta. Após o encaminhamento ou alta, a prática a pode ser conduzida por qualquer profissional de Educação física ou Fisioterapeuta com uma boa formação no método.

Quais são os benefícios desta prática?

O objetivo principal do Pilates é ampliar a consciência e o controle corporal curar e previnir lesões . Os instrutores de Pilates destacam que através da compreensão de como o nosso corpo funciona e responde, a prática facilita o desenvolvimento de outras valências físicas como força e flexibilidade. Os profissionais explicam ainda que o Pilates tem demonstrado ser uma excelente prática para a redução da dor nas costas e melhorar o equilíbrio em idosos. “Na menopausa temos evidências que a prática 2 vezes por semana contribui com a qualidade do sono, redução da ansiedade, fadiga e a qualidade de vida de modo geral”, afirmam.

Outro benefício é trabalhar a concentração. De acordo com a profissional de Educação física, instrutora de Pilates e mestranda em Reabilitação e Inclusão, Cátia Thomazette, a técnica estimula a superação de grandes barreiras e a conquistar uma evolução de forma gradual. “Isso acontece por estimular que um desenvolvimento harmônico e equilibrado do corpo e acaba influenciando em outras áreas da tua vida”, conclui.

Em relação ao emagrecimento, a prática pode ser bastante variável quanto a intensidade variando também seu gasto energético. Para quem está começando o Pilates pode ajudar em combinação com outras modalidades como a caminhada e corrida.

Mas quando começar?

Não existe uma idade certa para iniciar. Cátia Thomazette explica que, em geral, o ideal é começar com duas aulas na semana e ir ampliando conforme a evolução do aluno, complementa, ainda, que as aulas devem ser conduzidas de modo a respeitar as características de cada pessoa.


No caso das crianças, a partir dos seis anos já podem iniciar este tipo de atividade. Nesta idade, o Pilates é trabalhado de forma lúdica. O Pilates para crianças e adolescentes é recomendado em casos como escoliose ou estirão do crescimento. “O Pilates na infância tem apresentado diversos resultados positivos como o aumento da flexibilidade, força muscular, controle postural, equilíbrio, qualidade de vida e redução de dor”, explica.

O importante é que antes de começar essa ou qualquer atividade, busque profissionais e locais com boa formação, seriedade e responsabilidade.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança