• Peregrinar do zero: a oportunidade para quem busca grandes caminhadas

    Peregrinar do zero. A oportunidade para quem busca a confiança para se aventurar em grandes caminhadas

Peregrinar do zero: a oportunidade para quem busca grandes caminhadas

04 Mai, 2023 14:48:50 - Geral

Criciúma (SC)

Se você é uma dessas pessoas que admira aqueles que afivelam as mochilas as costas e saem livres e felizes a peregrinar. Se você é daqueles que admira e quer muito fazer isso, mas desenrola as desculpas: Sou muito novo, sou muito velha. Sou muito magro, sou muito gordinha. Não caminho ou quase não treino. Sou insegura, não vou conseguir. Não tenho tempo etc. A partir do dia 28 de maio inicia no Oikos o projeto “Peregrinar do zero”, que é o local onde os interessados vão receber informações e fazer caminhadas progressivas, até se sentir seguras para começar a sua própria aventura.

“Peregrinar do zero” é uma jornada de sete encontros mensais, de abril a outubro, realizada durante o sábado e dois domingos. O último encontro, vai ocorrer no mês de dezembro, justamente no período de férias, onde o grupo vai peregrinar no Caminho Sagrado (opcional). De acordo com os focalizadores, Derci Wotmeyer e Mhanoel Mendes, poderão participar deste projeto, pessoas de qualquer idade, sendo que as menores de 18 anos, deverão ter o consentimento dos pais ou responsáveis. “A característica principal do participante desta jornada é a motivação pela sua transformação de sedentário em caminhante”, adiantam eles.


De acordo com o psicólogo e peregrino, Mhanoel Mendes, um dos coordenadores do programa Peregrinar do zero, todas as pessoas que passarem pelo projeto vão estar preparadas para peregrinar, seja caminhada de um dia, de fim de semana, de uma semana e até de um mês, como o Caminho de Santiago na Espanha. O programa inicia no dia 15 de abril, sábado, e vai ter um encontro por mês até o final do ano, sendo que no mês de dezembro o grupo vai ser convidado a percorrer o Caminho Sagrado, trajeto de 175 km percorrido em sete dias, localizado na região sul de Santa Catarina.

Para a Psicoterapeuta, professora de Yoga e peregrina, Derci Wotmeyer, que também focaliza o trabalho, o Peregrinar do zero tem como objetivo “inserir a arte de caminhar em todas as pessoas que não caminham, as que pouco caminham ou as que quase não caminham”. Para ela, esses, “são homens, mulheres, adolescentes, jovens, adultos e adultos maduros (de 8 a 80 anos), seres humanos que têm a motivação, mas aguardam a oportunidade de começar a caminhar do zero”.

Com mais de 20 anos preparando e focalizando grupos de pequenas, médias e grandes peregrinações, Mhanoel Mendes e Dercy Wotmeyer, do Oikos, espaço de cuidado integral do Ser de Criciúma, oferecem, agora, o lugar onde foram ouvidas suas aspirações de realizar este sonho, que é o de realizar peregrinação. Para eles, “Peregrinar do zero” é a jornada onde “cada participante vai dar, com segurança, lucidez e alegria, seu primeiro passo neste grande caminho que é a nossa existência neste plano”.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal