• Pelo Estado:e mais uma vez as chuvas causam estragos em SC

Pelo Estado:e mais uma vez as chuvas causam estragos em SC

16 Abr, 2024 08:19:55 - Política

Florianópolis (SC)

Desde o último sábado (13/4/2024), o tráfego está interrompido nos dois sentidos, na BR-101, na altura do Morro dos Cavalos, em Palhoça (SC), em consequência dos estragos causados pelas chuvas. Novidade? Nenhuma. Imprevisto? Também não. Até porque o trecho, que fica sob a responsabilidade da Arteris Litoral Sul, é um velho conhecido da Defesa Civil e demais órgãos e autoridades do Estado, que estão sempre atuando para “liberar a pista”. Ou seja, ninguém - muito menos a concessionária que é responsável pelo trecho da rodovia - foi pego desprevenido. E mais uma vez, a população paga a conta. O sul do estado, por exemplo, fica praticamente isolado em uma situação dessas.

Será mesmo que ainda não encontraram uma solução viável e definitiva para evitar a interrupção do tráfego na região? E se a Arteris não toma atitude, porque a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) não cobra a solução?

Talvez porque a solução encontrada esbarre no adicional milionário do contrato que a Arteris pede para a construção dos túneis que ficaram de fora do projeto original.

Nesta segunda-feira (15), a pista seguia sem previsão para ser liberada e os motoristas, que não estavam presos na fila, precisaram fazer longos desvios para conseguir seguir viagem.

Infelizmente, não foi só na BR que a chuva deixou rastros e causou estragos. Na Grande Florianópolis, diversos bairros ficaram alagados. Em Balneário Camboriú e Itajaí falta de abastecimento de água e deslizamento de pedras foram registrados.

No Estado, 82 pessoas estão desalojadas e 11 desabrigados no município de Palhoça. A cidade de Paulo Lopes emitiu decreto de situação de emergência, e os municípios de Garopaba, Águas Mornas e São José avaliam a possibilidade de emitirem decretos.

Nova diretora do Procon SC


Nesta segunda-feira (15/4/2024), a delegada Michele Alves Correa Rabelo assumiu a Diretoria de Relações e Defesa do Consumidor do Procon SC. Ela foi nomeada pelo Governador Jorginho Mello na última sexta-feira, 12, para ocupar o cargo deixado por Roberto Salum, que foi exonerado no último mês após denúncias de assédio moral e sexual no órgão. Michele, que ocupava o cargo de diretora de Polícia da Grande Florianópolis, também já atuou na Academia de Polícia Civil (ACADEPOL), como coordenadora pedagógica, e na assessoria jurídica da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Civil de Santa Catarina. Ela também já esteve na Delegacia de Repressão a Roubos da Capital e foi a primeira mulher delegada a atuar na Gerência de Fiscalização de Jogos e Diversões Públicas e Produtos Controlados. Em 2018, foi titular da DPCAMI da Capital e, no ano seguinte, assumiu a Delegacia Regional de Palhoça. Michele pode ser o alento que o governador precisa no órgão que, ultimamente, tem sido centro de tantas polêmicas.

Julgamento retomado

Será retomado nesta terça-feira (16/4/2024), a partir das 19h, o julgamento que pode levar à cassação do senador catarinense Jorge Seif (PL). O primeiro a ler o voto será o ministro relator, Floriano Azevedo Marques. Em seguida, votarão os ministros juristas, depois os do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e por fim os do Supremo Tribunal Federal (STF). Na sessão inicial, que foi interrompida no último dia 4 por falta de tempo hábil para sua finalização, o relatório do processo foi lido pelos advogados da coligação Bora Trabalhar, os advogados do senador fizeram suas sustentações orais e também já houve a manifestação dos advogados de Luciano Hang e dos suplentes de Seif.

Integra escolar

Será oficialmente instalado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), nesta terça-feira, 16, o Comitê Integrado para Cidadania e Paz nas Escolas, o Integra. O comitê, que é liderado pelo parlamento estadual e composto por entidades, instituições e órgãos públicos, apresentou, no fim do ano passado, um diagnóstico das ações que deveriam ser adotadas para aprimorar a segurança no ambiente escolar, que resultaram na elaboração de projetos de lei que estão em tramitação no Parlamento catarinense. A oficialização do comitê foi aprovada pelos deputados estaduais em fevereiro deste ano, por meio de um projeto de lei (PL) de autoria da Mesa da Alesc.

Operação Família Primum

Na última semana, a Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou a Operação Família Primum que apura irregularidades em um pregão eletrônico destinado à compra de 40 mil notebooks pela Secretaria Estadual de Educação, na gestão passada, o que gerou um prejuízo de R$ 5 milhões aos cofres públicos. A investigação é resultado de denúncia do deputado estadual Mário Motta (PSD) ao Ministério Público de Contas. Uma família de empresários, suspeita de ter se associado para burlar a licitação, foi o principal alvo da Polícia Civil que cumpriu dez mandados de busca e apreensão em cidades do norte do estado. Foram apreendidos três veículos de luxo, documentos e equipamentos eletrônicos, além do bloqueio dos bens dos envolvidos, no valor do prejuízo estimado, e determinado o impedimento de novos contratos com o Poder Público.

Ministro dos transportes

Na próxima quinta-feira, 18, o ministro dos transportes Renan Filho virá a Santa Catarina para inauguração do Ponto de Parada e Descanso da BR-101, na altura do km 220, em Palhoça. A estrutura, que já está pronta desde fevereiro, fica ao lado do posto da PRF e conta com 43 vagas de estacionamento, sanitários com chuveiros, sala de descanso, refeitório e espaço para comércio de itens essenciais, além de vestiários com acessibilidade para os motoristas. Tomara que até lá as pistas não estejam interditadas por conta das chuvas.

Projeto Planalto Norte

A SCGÁS, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), irá apresentar o projeto Planalto Norte, no dia 23 de abril, na Associação Empresarial de Canoinhas, com o objetivo de levar para o mercado local as aplicações do gás natural e as oportunidades de negócio a partir da construção da rede isolada - sistema de fornecimento de gás que não está conectado à rede principal e usa GNC ou GNL transportados por caminhões. Além disso, o evento irá discutir o planejamento a longo prazo para a interligação a RDGN.

PELO ESTADO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE