• Pelo Estado: Santa Catarina tenta reverter decisão japonesa

Pelo Estado: Santa Catarina tenta reverter decisão japonesa

20 Jul, 2023 09:35:43 - Política

Florianópolis (SC)

O Japão, um dos maiores importadores de carne de frango catarinense, decidiu suspender a compra da carne e seus subprodutos do Estado após ter sido confirmado um foco de  Influenza Aviária (H5N1) em uma ave de fundo de quintal, no município de Maracajá, Sul do Estado, na semana passada. A notícia foi dada, através de um ofício, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e o embargo, segundo o documento, partiu do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (MAF).

E mesmo após a Secretaria de Estado da Agricultura, por meio da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), adotar todas as medidas sanitárias com base nos protocolos internacionais e ter erradicado o foco, o país oriental ainda não reverteu sua decisão.

Hoje, o governador Jorginho Mello (PL) e o Secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, Valdir Colatto, terão um encontro com o embaixador do Japão para tentar mostrar que o fato isolado não afetou a qualidade da produção comercial catarinense. Economicamente falando, o baque será grave com a imposição desta barreira, já que o Japão é o sexto maior mercado de exportação catarinense, tendo a carne de frango como carro chefe. Há também a preocupação de que não haja uma “propaganda negativa” e os outros mercados venham a impor esta proibição também.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, vai liderar, ainda, uma delegação oficial, que contará com a participação de técnicos e representantes de algumas empresas de frango catarinense, e que se reunirá com autoridades japonesas em Tóquio, na próxima semana, no intuito de que as autoridades do MAFF ajustem as exigências de importação de frango e seus produtos às diretrizes da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA).
Além de mostrar que o problema não se alastrou e que o foco está completamente erradicado, a ideia é mostrar o quão prejudicial também pode ser para o próprio Japão uma imposição destas, visto que o país não poderá trocar de fornecedor de uma hora para outra.

SC-281 e Contorno Viário


As obras de um dos trechos da SC-281 que liga os municípios de Angelina a São Pedro de Alcântara será retomada e já está com recursos garantidos. O anúncio foi feito a empresários da AEMFLO e CDL de São José, esta semana, pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper. O Governo do Estado adquiriu um financiamento de R$ 700 milhões e o trecho caótico foi elencado como prioridade. Outro trecho que preocupa as entidades na SC-281 é entre o Contorno Viário e a BR-101, o que inclui a finalização da duplicação da rodovia entre os municípios de São Pedro de Alcântara e São José, compreendendo um trecho de aproximadamente 18km. Segundo o secretário, após a aproximação entre o município de São José e o Governo do Estado, o que não se tinha projeto agora já tem uma movimentação para que se tenha. Jerry Comper disse que não tem como o estado não estar preocupado com a maior obra do Brasil, referindo-se ao Contorno Viário.

5G em Criciúma

A tecnologia 5G já pode ser acessada em Criciúma por celulares que tenham recepção deste sinal. Duas antenas da operadora Vivo já foram instaladas e estão em funcionamento no município, uma na Rua Jorge da Cunha Carneiro, Bairro Michel, e outra na Avenida Getúlio Vargas, Centro. De acordo com o vereador Nícola Martins, o prazo para chegada da tecnologia era 2026, mas foi possível antecipar isto em mais de três anos.

Tecnologia para gestão pública

A catarinense IPM Sistemas é a única GovTech presente no ranking das 50 empresas mais inovadoras do Sul do Brasil divulgado pela revista Amanhã. Com uma história de 27 anos, a empresa dedica-se a tornar mais eficiente um dos setores mais tradicionais e essenciais do país: a gestão pública. Fundada em 1996, tem 700 colaboradores, com cerca de 230 atuando em desenvolvimento de produtos e P&D, e este ano apresentou a Dara, inteligência artificial que garante previsibilidade e otimiza o planejamento de políticas públicas em áreas como saúde e educação. 

Posse

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) realiza nesta quinta-feira (20), às 10 horas, a cerimônia de posse do diretor-presidente, João Paulo Karam Kleinubing, e do diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos, Mauro Mariani. A ocasião contará com a presença do Governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, além de outras autoridades e representantes de instituições públicas e privadas. O evento será realizado na sede do BRDE.

Investigação

O senador catarinense Jorge Seif (PL) e o deputado Carlos Jordy (PL), junto com senadores e deputados de oposição, farão uma coletiva de imprensa, hoje, às 10 horas, no espaço destinado a entrevistas do salão azul, localizado em frente ao gabinete da presidência do Senado Federal. O objetivo é anunciar o protocolo de pedido de investigação conjunta, entre senadores e deputados federais, do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Roberto Barroso, por declarações que ferem a Lei 1079/50, em seu artigo 39, que prevê os crimes de responsabilidade por parte de membros da Suprema Corte.

Seif esteve esta semana em Santa Catarina, participando de agenda com o governador Jorginho Mello (PL) em Joinville.

Segurança sem Preconceito

A Orsegups, de São José, foi certificada com o Selo de Qualidade Empresa de Segurança sem Preconceito. A distinção, concedida pela Federação Nacional das Empresas de Vigilância e Transporte de Valores (Fenavist) e Associação Brasileira de Cursos de Formação e Aperfeiçoamento de Vigilantes (ABCFAV), é o reconhecimento das boas práticas de respeito à diversidade e inclusão adotadas pela companhia, que realizou o treinamento de todos os 7 mil colaboradores, além de campanhas de conscientização internas e nas redes sociais..

 PELO ESTADO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal