• Pelo Estado: Queda do preço do Gás Natural em Santa Catarina

Pelo Estado: Queda do preço do Gás Natural em Santa Catarina

30 Jun, 2023 11:01:01 - Política

Florianópolis (SC)

A partir do dia 1° de julho, a indústria e consumidores catarinenses poderão comprar o Gás Natural mais barato. A SCGás e a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado (Aresc) deram ontem a notícia e ainda esclareceram que, de janeiro até julho, a redução já chega a 22,8% no valor referente ao repasse do Custo do Gás e Transporte.

A redução no custo do gás e do transporte é resultado da redução do indexador dos contratos de suprimento (petróleo tipo Brent) e do efeito da amortização do saldo da conta gráfica, que ocorreu ao longo do primeiro semestre de 2023.

A boa nova vem em um momento delicado para o mercado consumidor, especialmente para o mercado industrial, que perdeu competitividade por conta do elevado valor do produto.

O presidente da SCGás, Otmar Muller, em entrevista à Coluna, comentou que entre 2021 e 2022, o gás subiu mais de 170%, fazendo com que Santa Catarina perdesse investimentos e na concorrência de seus produtos no mercado. E quem mais sentiu isso foi a indústria que fornece matéria prima para a construção civil, como o vidro e a cerâmica, além da automobilística.

Segundo ele, Santa Catarina sempre teve o gás mais barato do Brasil e o pico dos últimos anos deixou o Estado para trás em relação aos outros. Claro que o número - 22,8% - ainda é baixo, mas já dá um fio de esperança para o setor e também para quem utiliza o gás natural em veículos e comércio.

Gás Natural é gerador de economia e desenvolvimento e os projetos e projeções da SCGás é o tema da próxima Coluna. Aguardem.

Temporada de Inverno de Lages 2023


É hoje! Será lançada oficialmente nesta sexta-feira, às 19h, no Mercado Público, a Temporada de Inverno de Lages 2023. A programação seguirá até o dia 27 de agosto em parceria com a iniciativa privada do trade de turismo e oferecerá aos moradores e visitantes, atrações musicais, cavalgadas, trilhas, expedições off-road com veículos 4x4 na Coxilha Rica, gastronomia típica, feira de artesanatos, visitas guiadas às fazendas históricas, entre outras atividades que remontam à tradição e cultura local. Eventos consagrados como o 26º Motoneve, 11º Festival Internacional Música na Serra, 9° Encontro de Veículos Antigos e Clássicos Veteran Car, Pedal da Clube 2023 e o Rally Transcatarina também integram a programação. O evento será aberto ao público e a programação integra, ainda, o 6º Serra Catarina Festival de Inverno.

UFSC

A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) é a nona melhor universidade brasileira segundo o QS Word University Rankings 2024. O levantamento foi divulgado na última terça-feira (27). Na classificação mundial, a UFSC aparece no intervalo de posições entre 801 e 850. A avaliação é realizada por meio diversos indicadores, incluindo reputação acadêmica, reputação entre empregadores, relação docente/estudante, citações, índices de professores e estudantes internacionais, empregabilidade, rede internacional de pesquisa e sustentabilidade.

Data histórica

A vice-governadora Marilisa Boehm lançou esta semana a nova plataforma online para publicação de matérias, utilizada por órgãos e secretarias de todo o Estado. O ato fez parte das comemorações dos 63 anos do Arquivo Público do Estado, que incluiu ainda a digitalização completa do Diário Oficial, e o anúncio da destinação de uma sede permanente para o setor, no centro de Florianópolis, algo que vai gerar uma economia anual de mais de R$ 1 milhão.

Vacina

A Campanha de Vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (30/6/2023), mas as doses da vacina vão continuar disponíveis nos postos municipais de saúde até o fim dos estoques de cada cidade. A Campanha teve início no dia 10 de abril apenas para a população dos grupos prioritários. No dia 12 de maio, tendo em vista o aumento do número de hospitalizações por gripe no estado, a dose foi liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade e, no dia 31 do mesmo mês, foi prorrogada por mais um mês, encerrando em 30 de junho.

PELO ESTADO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal