Pelo Estado: prisão de prefeito joga água na fervura das eleições de Criciúma (SC)
Florianópolis (SC)
Se a disputa estava quente em Criciúma entre Ricardo Guidi (PL) e Vagner Espíndola (PSD), o Vaguinho, agora, não está mais. Isso porque a Justiça jogou água na fogueira dos pessedistas e mandou prender, na manhã desta terça-feira, 3, o principal cabo eleitoral de Vaguinho, o prefeito do município, Clésio Salvaro, em mais uma fase da Operação Caronte, deflagrada pelos grupos de combate ao crime organizado (Gaeco) e de combate à corrupção (Geac), ligados ao Ministério Público de Santa Catarina.
Com isso, Guidi acaba de ganhar várias jardas de distância à frente de Vaguinho.
Salvaro, que havia até se licenciado para atuar na campanha e estava atacando Guidi de todas as formas, com uma série nas redes sociais chamada de Salvaro, e até insinuando que Guidi está surfando a onda bolsonarista, mas, na verdade, seria um crítico do ex-presidente, está sendo investigado por fraude envolvendo a concessão do serviço funerário no município. Ele foi denunciado pelos crimes de organização criminosa, fraudes licitatórias e contratuais, corrupções, crimes contra a ordem econômica e economia popular.
Durante a investigação, ficou comprovado que os denunciados - são 17 ao todo - promoveram a mudança em leis municipais, alterações em documentos e, até mesmo, em valores estabelecidos para concorrência na licitação em Criciúma.
Para piorar ainda mais a situação, o prefeito foi detido exatamente no dia de mais um debate entre candidatos na TV. Prato cheio para os adversários políticos, que estão sempre esperando uma sujeira ser posta no ventilador para tentar chacoalhar o cenário eleitoral. Aliás, o fato será também muito lembrando em 2026, já que Salvaro também é um forte apoiador de João Rodrigues (PSD), atual prefeito de Chapecó, que enfrentará Jorginho Mello (PL) pelo Governo do Estado. Em resposta, tanto o partido quando o prefeito culpam o processo eleitoral e o governador pela prisão. Vai vendo!
Sintonia
A vice-governadora Marilisa Boehm teve um final da tarde foi diferente no seu gabinete do Centro Administrativo. Após quatro agendas consecutivas, ela recebeu o governador Jorginho Mello (PL), que aproveitou a visita para tratar com ela das pautas previstas para as próximas semanas. Quem duvidava durante a campanha de 2022 que essa dupla daria certo, se enganou. O governador e a sua vice trabalham em total sintonia.
Novo conselho LIDE Mulher SC
O LIDE SC anuncia a formação do Conselho Estratégico do LIDE Mulher para 2024, liderado por Denise Maidanchen, CEO da Quanta Previdência. O novo conselho, composto por destacadas lideranças femininas de Santa Catarina, visa fortalecer a presença e o impacto das mulheres nas organizações e na sociedade. Fundado em 2006, o LIDE Mulher segue com sua missão de apoiar e promover as lideranças femininas no Brasil, buscando maior inclusão e equidade de gênero no ambiente corporativo.
Chumbo trocado
Em Joinville, a Justiça Eleitoral determinou a suspensão de inserções da coligação “Unidos por Joinville”, de Adriano Silva (Novo), no horário eleitoral gratuito por conta de uma denúncia de propaganda irregular. Na denúncia, feita pelo candidato Sargento Lima (PL), conta que Adriano estaria utilizando o tempo de TV destinado ao no tempo destinado às candidaturas a vereador, inserções com pedido explícito de voto para ele. Enquanto isso, Sargento Lima teve sua propaganda suspensa por desrespeitar os deficientes visuais e não atender o tamanho da janela de tradução de libras. A decisão foi uma resposta à representação apresentada pela coligação “Unidos por Joinville”, que tem como candidato a prefeito, Adriano Silva.
Substituição
Em Palhoça, o vice-prefeito Amaro Júnior assumiu a chefia do Executivo municipal temporariamente, durante o período de licença do atual prefeito, Eduardo Freccia, que está dedicado a sua campanha à reeleição. A transferência de cargo ocorreu nesta terça-feira, 3, com o total apoio de Freccia, que confia em Amaro para manter a continuidade e a eficiência da administração municipal.
Emprego
Santa Catarina tem 8.881 vagas abertas de emprego disponíveis pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine). As oportunidades estão distribuídas em todas as regiões do estado e em busca de diversos perfis de trabalhador. Do total, são 8.613 vagas gerais e 268 exclusivas para pessoas com deficiência (PCD). Os interessados devem procurar uma das mais de 140 unidades do Sine em Santa Catarina e levar um documento com foto. As vagas abertas podem ser conferidas diariamente no Portal Emprega Brasil.
Lisboa-Floripa
O governador Jorginho Mello e o presidente da TAP, Luís Rodrigues, atendem a imprensa nesta quarta-feira, 4, na Casa d’Agronômica. Eles vão detalhar a parceria entre o Estado e a empresa aérea portuguesa concretizada com a chegada do primeiro voo ligando Lisboa e Florianópolis, nesta terça-feira, 3. A TAP vai fazer a rota Lisboa-Florianópolis utilizando a aeronave Airbus A330-200 que transporta 269 passageiros, 244 em classe Econômica e 25 em Executiva. O voo tem duração de cerca de 11 horas e está disponível três vezes por semana.
PELO ESTADO