• Pelo Estado: As obras do Plano 1000 voltarão a andar no Governo de SC

Pelo Estado: As obras do Plano 1000 voltarão a andar no Governo de SC

23 Jun, 2023 12:51:53 - Política

Florianópolis (SC)

Ainda sobre o julgamento do Pix, que foi protelado para o próximo dia 5, em conversa com a Coluna, o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, foi enfático ao declarar que o governo já iniciou os pagamentos que estavam pendentes do Plano 1000, assim como prometido pelo Governador Jorginho Mello ao lançar o programa Santa Catarina Levada + a Sério. Os encontros com os prefeitos estão acontecendo, as prioridades estão sendo estudadas, mapeadas e as obras estão sendo retomadas. Claro que não via Pix. O modelo adotado é um pouco mais burocrático, mas a ideia é que se tenha mais segurança. Ora, se o próprio Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado, em aglum momento,  achou que havia um descontrole nos pagamentos realizados pela gestão anterior, Jorginho vem com parcimônia, para não correr o risco de promoter aquilo que não poderá pagar e para garantir a legalidade de seus projetos que, aliás, são muitos.

A íntegra da conversa com o secretário será o tema da próxima entrevista da Coluna. Aguardem.

Bom Jardim da Serra


Vamos dar início ao nosso especial sobre as belezas do Inverno Catarinense por Bom Jardim da Serra, município onde fica a mais famosa estrada do Brasil e uma das estradas mais impressionantes do mundo, a Serra do Rio do Rastro. O trecho da rodovia SC-390 é caracterizado por subidas íngremes, curvas fechadas e mirantes espetaculares, um deles a mais de 1460 metros de altitude entre penhascos e montanhas, que proporciona uma vista espetacular da estrada e que atrai turistas de todo o país. Além da estrada, Bom Jardim da Serra também é conhecida pelos famosos cânions e tem maior incidência de visitantes durante Inverno, quando o frio toma conta da região e de suas belas paisagens. Todos buscam sentir o verdadeiro frio da Serra Catarinense no Morro da Igreja, atração localizada a mais de 828 metros acima do nível do mar. A cidade, que conta com inúmeras opções de hospedagem entre pousadas, hotéis fazenda e resort, está localizado a cerca de 235km.

Golpe

O PROCON SC alerta para uma série de falsos e-mails que estão sendo enviados em nome do órgão. Inúmeros relatos de empresários e consumidores denunciam o recebimento de uma notificação que chega por meio do correio eletrônico, junto com um link para verificação. O PROCON SC não envia autos de notificação por e-mail, trata-se de um golpe. O Diretor de Relações e Defesa do Consumidor, Alisson Micoski, orienta a quem receber a mensagem que não clique no link enviado e entre em contato imediatamente com o PROCON SC pelo email proconsumidor@procon.gov.br ou pelo telefone (48)3665-9047. Os Procons municipais que receberem alguma denuncia também devem entrar em contato com o PROCON SC.

Conta que não fecha

Na discussão da divisão de recursos entre privadas comunitárias e particulares das bolsas de estudo do ensino superior, uma conta não está fechando e o aumento de 10% para 20% não existirá, segundo a Associação das Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (AMPESC). No PL 162, que cria a FUMDES, os incisos 1º e 2º do Artigo 12 determinam que 50% dos recursos irão para as bolsas de graduação, enquanto os outros 50%, “para pagamento de quaisquer outros benefícios de assistência financeira a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação”. Em outras palavras, quer dizer que, além do Universidade Gratuita, também as instituições da Acafe terão acesso às bolsas de estudo da pós-graduação.

Formação de talentos

Durante reunião na tarde de ontem, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação - SCTI, Marcelo Fett, e a secretária adjunta da Educação, Patrícia Lueders, discutiram a construção conjunta de um projeto que tem como objetivo formar talentos para tecnologia em Santa Catarina nas escolas estaduais. Esta é uma das ações a serem implementadas dentro do programa Santa Catarina Inovadora, lançado pelo governador Jorginho Mello, em março deste ano.

PELO ESTADO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal