• Para o Presidente Jair Bolsonaro, será que o tamanho do pavio importa?

Para o Presidente Jair Bolsonaro, será que o tamanho do pavio importa?

11 Nov, 2020 20:12:20 - Política

Florianópolis (SC)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) parecia determinado a sacudir a política nacional esta semana. Primeiro foi a declaração em tom de comemoração com a suspensão dos testes da vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês SinoVac em parceria com o Instituto Butantan após a morte de um voluntário. Que na verdade teria cometido suicídio. A um grupo de empresários o chefe da nação disse que o Brasil “tem que deixar de ser um país de maricas”.

E talvez para não retroceder no próprio discurso, o presidente não parou por aí, e decidiu apontar seu canhão para nada menos que as eleições americana. Em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente disparou: “Assistimos há pouco um grande candidato à chefia de Estado dizer que se eu não apagar o fogo da Amazônia, ele levanta barreiras comerciais contra o Brasil. E como é que nós podemos fazer frente a tudo isso? Apenas a diplomacia não dá, né, Ernesto [Araújo, chanceler]. Porque quando acabar a saliva, tem que ter pólvora, se não, não funciona. Precisa nem usar a pólvora, mas precisa saber que tem”, disse o presidente.

A fala gerou repercussão imediata, e o presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM), deu um chacoalhão, dizendo que “entre pólvora, maricas e o risco à hiperinflação, temos mais de 160 mil mortos no País”. Horas depois da declaração do presidente, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, publicou no Twitter vídeo exaltando o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA.

O jornal Estadão comparou o tamanho o tamanho do pavio brasileiro com o americano e mostrou qual é o tamanho dessa disparidade: Os EUA investem US$ 750 bilhões em Defesa. Já o Brasil tem US$ 27,8 bilhões em investimentos. Isso sem contar outros brinquedinhos, como o arsenal nuclear. Os americanos detêm cerca de 5.800 armas nucleares. O Brasil não tem nenhuma. São 715 caças de combate gringos contra 78 tupiniquins e mais de 5 mil helicópteros e 6 mil tanques.

Nós já temos nossa guerra e agora também sabemos qual é o tamanho do pavio. Se não acabarmos com as queimadas na Amazônia, nossa legião de soldados dificilmente morrerá no front, mas pode ser condenada ao caminho da inanição.

Descartado

O desembargador Ricardo Roesler, presidente do Tribunal Especial de Julgamento do segundo impeachment, rejeitou pedido da defesa do governador afastado Carlos Moisés (PSL) para a inclusão, no processo do  relatório da PF sobre a investigação da compra dos respiradores. O documento, segundo a defesa, apontaria “ausência de participação” do chefe do Executivo na compra junto à Veigamed.

Comida

Uma operação do Programa de Proteção Jurídico-Sanitária de Produtos de Origem Animal (POA), do MPSC, resultou na apreensão de 611,76 kg de alimentos impróprios para o consumo em restaurantes e mercados de Ascurra, Apiúna e Rodeio. De acordo com o Promotor Victor Abras Siqueira, foram apreendidas carnes bovina e suína, frango, peixes, embutidos, queijos, ovos, bebidas e outros produtos em menos quantidade. Os produtos apreendidos foram inutilizados.

Sem líder

A governadora Daniela Reinerh (sem partido) ainda não tem um líder do governo na Alesc. Interina desde 27 de outubro, a governadora tem enfrentado claras dificuldades para encontrar alguém no parlamento que coloque a mão no fogo por seu governo, que tem promessas de que pode ser mais curto do que se espera.

Mulher no topo

A jornalista Déborah Almada lidera chapa única à presidência da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) - Casa do Jornalista. Primeira mulher a dirigir a entidade, ela deverá ser eleita no próximo dia 19 para suceder Ademir Arnon, tendo como candidatos a vice os jornalistas Marcos Bedin e Lucia Helena Vieira.

Sem candidato 

Daniela também tem evitado se posicionar na disputa pela prefeitura de Chapecó, que dividiu o PSL e as alas bolsonaristas na cidade. O candidato Leonardo Granzotto (Patriotas) apadrinhado da deputada Caroline De Toni teve que assistir Bolsonaro e Jorginho Mello (PL) colocarem o presidente na foto com João Rodrigues (PSD), o deputado líder nas pesquisas e cabo eleitoral fortíssimo para a disputa de 2022.

PELO ESTADO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal