• Otite: Um problema que acomete crianças, jovens e adultos

Otite: Um problema que acomete crianças, jovens e adultos

27 Dez, 2021 17:14:23 - Saúde

Criciúma (SC)

 Pelo menos uma vez na vida, os pais já devem ter passado por um problema bem comum em crianças; que deve incomodar os pequenos, e fazer com que os pais redobrem os cuidados no momento de tratar; a otite. 

A otite comumente conhecida é na verdade uma inflamação ou infecção no ouvido. O problema segundo os especialistas, causa bastante incomodo e dor nas pessoas acometidas com o problema.

Segundo o médico otorrinolaringologista Filipe Trento, existem diferentes tipos de otite, e geralmente, estão relacionadas ao ponto onde a inflamação está localizada. E são a otite externa e média.

 “A otite externa, afeta as estruturas externas do ouvido; que são elas o pavilhão auditivo e o canal auditivo, que se limita até a membrana timpânica (tímpano). Ela costuma ser causada por fungos e bactérias que acabaram entrando no ouvido ou que foram levados até lá por meio de instrumentos como cotonetes ou dedo”, explica o especialista.

Trento comenta ainda, que no verão, a otite externa é mais comum porque as pessoas costumam fazer com que seus ouvidos entrem em contato com diversas fontes de água. “Quando você mergulha na piscina, toma banho de mar ou de cachoeira, deixa os cabelos molhados soltos por exemplo, isso pode acabar levando água para dentro do ouvido, causando a otite externa de verão. Por isso é importe fazer sempre a higiene do local, não colocando o cotonete ou toalha muito dentro do ouvido. Deve-se secar apenas na parte externa dele”, explica o Trento.

O outro tipo de otite, também comum, mas que acontece por outro fato, é a otite média, que é aquela causada por vírus e bactérias; e é este tipo de otite que atinge o ouvido de forma mais profunda, afetando a partir do tímpano até os ossos que fazem parte do ouvido, e que enviam os sinais sonoros até o cérebro por meio dos nervos. “A tuba auditiva, que faz a ligação entre o nariz e o ouvido, também é afetada. Quando essa otite é forte ou tem resultado de alguma outra condição, como a gripe e o resfriado, ela é chamada de otite média aguda. É possível observar alguns sintomas como: dor de ouvido, perda da audição temporária, coceira intensa no ouvido e eliminação constante de secreção, como a cera de ouvido. Por isso é preciso ficar atento, e qualquer incômodo, é preciso sim procurar o especialista”, explica.

A otite média também causa dor de ouvido intensa, além de febre, mal-estar, perda do apetite e secreção. Na otite média aguda, que é ainda mais forte e pode ter ocorrido em consequência de um resfriado, de uma gripe ou de alguma outra doença, o paciente pode acabar, inclusive, rompendo o tímpano, o que faz com que ele elimine a secreção e sangue. “Alguns fatores importantes podem ser apontados também quando uma pessoa desenvolve a otite que é o mal humor, problemas para dormir e dor de cabeça. Por isso é importante em qualquer sinal de incomodo procurar o médico para iniciar um tratamento adequado, e receitas caseiras devem ser evitadas”, explica o otorrinolaringologista.

O médico destaca ainda, que a otite, acomete qualquer idade, porém os bebês e crianças menores tem mais predisposição de otite média aguda, devido as alterações anatômicas inerentes da idade, e que muitas vezes a não resolução completa do caso, ou sua repetição, pode gerar alterações auditivas irreversíveis ou formação de lesões crônicas. “Por isso, minha dica é: sempre que houver qualquer problema com o ouvido, procure um especialista, no caso o otorrinolaringologista”, finaliza Trento.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE