• Os diferenciais da alimentação escolar no Município de Içara

    Governo adota uma série de medidas para garantir que os alunos recebam as melhores refeições.

Os diferenciais da alimentação escolar no Município de Içara

27 Mar, 2023 15:18:14 - Educação

Içara (SC)

A alimentação escolar da rede municipal de ensino de Içara recebe diariamente o reconhecimento de pais e professores como um exemplo a ser seguido. Os quase sete mil alunos matriculados, seja do período integral, ou do parcial, contam com um cardápio recheado com qualidade e quantidade para encarar a rotina dinâmica de estudos e atividades dentro das escolas e dos Centros de Educação Infantil (CEIs). Apenas nos últimos dois anos, foram investidos cerca de R$ 4,8 milhões, sendo R$ 2,7 milhões de recursos próprios do Governo Municipal, e o restante proveniente de programas do Governo Federal. Neste biênio, foram servidas mais de 4 milhões de refeições.

Não à toa, em 2021 o município foi premiado com o 2º lugar do estado em Gestão da Educação Pública, em virtude da parceria com a Cooperativa da Agricultura e Pesca Familiar de Içara (Coopafi), a Secretaria Municipal de Agricultura e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). 38 famílias de agricultores içarenses são beneficiadas com a venda dos produtos.


A Secretaria Municipal de Educação conta com três nutricionistas responsáveis por cuidar da alimentação escolar dos estudantes. Além de selecionar os alimentos, levando em conta os nutrientes mais completos para cada faixa etária, as profissionais realizam as capacitações com as merendeiras, a fim de treiná-las para o preparo adequado das refeições. Visitas às unidades também são frequentes, para confirmar que todo o processo está sendo cumprido corretamente.

O município segue a resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O trabalho ainda é acompanhado pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE), composto por pais, professores e diretoras, que atuam fornecendo relatórios para apontar o que pode ser melhorado, ou se algo não está de acordo com a resolução.


“Se o aluno da educação infantil ficar em período parcial, recebe até duas refeições. Já em período integral, são ao menos quatro refeições. Aqui no município, a gente ainda serve frutas além do lanche da manhã, do lanche da tarde, almoço e jantar. Temos alunos do período integral que ficam até 12 horas dentro da unidade escolar”, informa a nutricionista Carolina Moriconi.

“Precisamos cumprir a porcentagem adequada de carboidratos, proteínas, lipídios. Também temos os micronutrientes que são necessários, como o ferro e cálcio. Os nossos lanches acabam focando mais na proteína, seguindo a resolução. A comida salgada não deixa de ser importante mesmo no período parcial, para atendermos a todas as necessidades”, destaca a nutricionista Rubia Cunha de Souza Raupp.

O cardápio prioriza os hortifrutis, com hortaliças, legumes e frutas. As profissionais dão preferência aos alimentos in natura e minimamente processados ao invés dos industrializados. “São alimentos frescos, sem aditivos e produzidos aqui no município. Temos uma parceria com a Coopafi. Assim, sabemos a origem dos alimentos. Por exemplo, o arroz e o feijão saem direto da plantação para a gente após serem beneficiados com a secagem e classificação aqui mesmo em Içara. Isso ajuda a fomentar a economia local, mantendo o recurso dentro do município, e contribui para a sustentabilidade”, ressalta Carolina.


Os alimentos são bem frescos. Os produtores colhem pela manhã e logo em seguida já os distribuem para a secretaria. “Se as mercadorias viessem de outras cidades, já não chegariam aqui da mesma forma. Como são os nossos agricultores, e a Epagri mantém um controle com visitas frequentes, sabemos que não são utilizados agrotóxicos proibidos. Inclusive, uma parte desses alimentos são orgânicos. Isso nos dá bastante segurança”, pontua Rubia.

Capacitações e visitas regulares

As nutricionistas também promovem capacitações com as merendeiras, para o preparo das refeições não colocar em risco a saúde dos alunos. “As boas práticas de higiene são fundamentais. De nada adianta termos alimentos de qualidade, se no final do processo o preparo acontecer de forma inapropriada. A gente busca sempre orientar, com visitas regulares nas escolas para vermos como está sendo feito o preparo”, comenta Carolina.

A capacitação também visa fazer com que as merendeiras aproveitem da melhor maneira esses alimentos frescos que chegam até as escolas. “Numa destas visitas, acompanhei até o final do almoço. As crianças agradeceram a merendeira e falaram que estava uma delícia. Ficamos muito felizes. Esse retorno dos alunos no dia a dia é muito bonito de assistir”, observa Rubia.

Os alimentos preferidos

A base dos cardápios conta com frutas e hortaliças da época, carnes, tilápia, arroz, feijão e macarrão. Se a criança não gostar de comer comidas salgadas de manhã e à tarde, sempre há ao menos duas opções de frutas. Os pais podem acompanhar todo o cardápio no site da prefeitura. “Nos CEIs servimos mais lanches, com bolos, pães caseiros, pão de queijo... O cardápio costuma mudar a cada três meses, de acordo com a estação da época”, informa a também nutricionista Gabriela Goudinho da Silva.

As profissionais pedem a colaboração dos pais, para que não enviem lanches que o aluno não poderia comer na escola. É importante que o incentivo à uma alimentação saudável comece dentro de casa, para que, ao chegar na escola, a criança não tenha problemas em aceitar o que é servido.

“Bolachas recheadas, chips e refrigerante não são permitidos pela legislação. Tudo o que vai gordura trans é proibido. A resolução trouxe uma nova restrição: não podemos servir açúcar até os três anos. A gente sabe que eles já vêm com um paladar doce de casa, por isso pedimos também que os pais se atentem a utilizar menos açúcar dentro de casa, para não termos dificuldades de aceitação dentro dos CEIs”, finaliza Rubia.

Referência

Para a prefeita Dalvania Cardoso, esse conjunto de fatores ajuda a colocar a rede municipal de Içara como uma referência. “A nossa educação é referência. Isso passa pelo processo pedagógico que coloca Içara no topo do ranking do Ideb, pelo cuidado com as estruturas, com as novas tecnologias que são empregadas e, também, pela alimentação de nossos alunos”, destaca.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança