• Os desafios de cada dia, todos os dias em Santa Catarina

Os desafios de cada dia, todos os dias em Santa Catarina

24 Mai, 2023 11:00:32 - Política

Florianópolis (SC)

A cada dia que passa, o governador Jorginho Mello (PL) vê novos e velhos desafios tomarem corpo à sua frente. Em meio a emergência enfrentada com os problemas na saúde, agora, o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE) entrou na briga do programa Faculdade Gratuita após uma denúncia da Associação Nacional das Universidades Particulares apontar irregularidades no texto apresentado à Alesc na última semana.

O TCE pretende realizar uma auditoria no Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UniEdu) e conhecer a fundo os detalhes do programa Universidade Gratuita, saber o que levou o governador a priorizar a Acafe e se os números apresentados estão batendo, porque o projeto visa comprar 75 mil vagas de ensino superior, o que não sairá barato ao estado. Os investimentos serão de R$ 3 bilhões para 16 universidades beneficiadas - por enquanto - e que vai avançar o gasto ano a ano até integralizar a promessa de comprar 100% das vagas em 2026. Uma promessa ousada, diga-se de passagem.

São muitos pratos para o governador equilibrar de uma vez e, como dissemos na coluna de ontem, a semana começou pesada para ele, com a saúde pedindo socorro, a educação em julgamento e operações anti corrupção sendo deflagradas no estado antes dos primeiros 150 dias de gestão. Jorginho vai precisar pensar rápido, eleger as reais prioridades e agir racionalmente para conseguir passar por este furacão que, como bem sabemos, na política não é algo passageiro.

Mais leitos no estado

Como adiantado pela coluna na edição de ontem, o Governo do Estado anunciou a abertura de 7 novos leitos de UTI Neonatal no Hospital Regional de São José (HRSJ) até o final da semana. Dois já foram ativados na segunda-feira mesmo.


Já no Hospital Infantil Joana de Gusmão, foram contratados mais 48 profissionais para qualificação do atendimento. Os anúncios vêm para atender as demandas crescentes dos atendimentos infantis no estado.

Compreendendo que o sistema de saúde trabalha em rede, está sendo organizada a conversão de leitos neonatal do Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC), para leitos de UTI pediátrico. Além disso, a secretária Carmen Zanotto, está também alinhando com os hospitais contratualizados a ampliação da disponibilidade de leitos.

Hospital da Criança

A mudança na gestão do Hospital da Criança (HC) Augusta Müeller Bohner, em Chapecó, foi tema da audiência pública realizada pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, em conjunto com a Câmara Municipal da Chapecó. Com 51 leitos ativos, o HC é referência no atendimento pediátrico para todo o Oeste catarinense. Além de internações e atendimento ambulatorial, a unidade realiza cirurgias e é referência em UTI Neonatal. A partir do próximo dia 1º, a gestão do HC passará da Associação Lenoir Vargas Ferreira, que também é responsável pelo Hospital Regional do Oeste (HRO), para a Prefeitura de Chapecó, que a repassará para uma empresa a ser definida. Um dos problemas é o destino dos 186 funcionários do HC. Na ocasião, a secretária de Estado da Saúde, Carmem Zanotto, defendeu que esses colaboradores sejam mantidos no HC pela empresa que assumir a gestão da unidade.

Comseg

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promove nesta quinta-feira, 25, a primeira audiência pública do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar). O encontro será realizado em Blumenau com o objetivo de ouvir sugestões da comunidade para o projeto de lei que o Legislativo está elaborando em participação conjunta com outras entidades públicas e privadas. Além de Blumenau e Joinville, serão realizadas audiências em Lages (1 de junho), Chapecó (2 de junho), Criciúma (15 de junho) e Florianópolis (16 de junho). O Comseg Escolar é coordenado pelo presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB).

Grupo EZOS

Após anunciar a aquisição de 100% das operações da Cervejaria Santa Catarina e todas as suas marcas - Saint Bier, Coruja, Barco e Catarina -, o Grupo EZOS recebeu autoridades de Forquilhinha e Criciúma na manhã de ontem, com objetivo de apresentar os planos do grupo econômico para a sua nova Unidade de Negócio. A Cervejaria Santa Catarina é a oitava empresa em movimento econômico em Forquilhinha, motivo pelo qual sua continuidade representa uma grande conquista para o município.

Exportações

Carro chefe das exportações do agro catarinense, o setor de carnes obteve uma receita de US$ 1,34 bilhão no primeiro quadrimestre de 2023. Foram exportadas 600mil toneladas de carnes (frangos, suínos, perus, patos e marrecos, bovinos, entre outras). O resultado representa uma alta de 10,5% na quantidade exportada e 20,8% no faturamento, quando comparado ao mesmo período de 2022. Os números são do Ministério da Economia e analisados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa).

PELO ESTADO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal