• Os cuidados e a separação de resíduos sólidos em Urussanga (SC)

Os cuidados e a separação de resíduos sólidos em Urussanga (SC)

21 Jun, 2023 10:21:53 - Geral

Urussanga (SC)

A coleta de resíduos sólidos, é essencial para a garantia do bem-estar e manutenção da limpeza urbana. Desde maio de 2023, a empresa Bonin Serviços e Empreendimentos Ltda., vencedora da licitação, é a responsável pelo serviço de coleta de lixo em Urussanga (SC). Enquanto a Coleta Seletiva (recicláveis), continua sendo realizada pelo Cirsures.

Com dois caminhões, atuando de segunda a sábado, a empresa opera na maior parte do território urussanguense. Porém, como em algumas comunidades e bairros, a coleta não é realizada todos os dias, o pedido da equipe de limpeza é que, para evitar transtornos, os sacos de lixo sejam colocados em frente às residências, apenas na data anterior à coleta. Importante também, é evitar estacionar veículos em frente às lixeiras, para não atrapalhar o ponto de parada do caminhão e coleta dos materiais.

"Outro pedido que fazemos, é para que as pessoas verifiquem bem o fechamento das sacolas. Muitas vezes, ela não é bem fechada, e o lixo acaba caindo. Outro ponto importante, é o cuidado com o descarte de vidros e materiais cortantes. O indicado é que estes itens sejam destinados à Coleta Seletiva, mas de qualquer modo, sempre muito bem embalados para evitar acidentes e ferimentos nos trabalhadores", explica o motorista chefe da Coleta, Gilmar Elias.

A destinação do material reciclável

Primeiramente, vale lembrar que os materiais recicláveis que serão destinados à Coleta Seletiva, devem ser separados do lixo orgânico e outros materiais não recicláveis. Podem ser destinados à Coleta Seletiva: plásticos (pet, sacolas, utensílios domésticos, descartáveis, etc); metais (latas, aerossol, pregos, etc); vidros (garrafas, copos, potes, etc); isopor. A lista completa de materiais recicláveis ou não, pode ser encontrada no site do Cirsures em: www.cirsures.sc.gov.br/coleta-seletiva.

Para que o material reciclável tenha maior valor é necessário que esteja previamente limpo. Lave as embalagens ou ao menos retire o excesso de comida ou produto; não misture papel sujo ou molhado com papel limpo e seco; e remova líquidos de garrafas. Isso evita mau cheiro, e a proliferação de baratas e outros bichos, bem como facilita o trabalho de quem irá separar e classificar esses materiais depois.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE