• omitê de Integração Tecnológica vinculado à Secretaria da Segurança é instalado em SC

omitê de Integração Tecnológica vinculado à Secretaria da Segurança é instalado em SC

14 Dez, 2023 09:32:52 - Tecnologia

Florianópolis (SC)

Criado com a finalidade de integração e trabalhos conjuntos, o Comitê de Integração Tecnológica (Cintec) vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) foi instalado nesta quarta-feira (13/12/2023).

O ato ocorreu em reunião com as instituições que farão parte do Comitê: a SSP, as Forças de Segurança – Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica -, o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina S.A (Ciasc) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI).

A ideia surgiu com a preocupação com a cibersegurança dos órgãos do Estado. Por isso, a SSP e as forças de Segurança atuarão de forma integrada com o Ciasc e a SCTI em processos relacionados à área de tecnologia e inovação, por exemplo, em compras de ferramentas neste campo.

“Vamos ter ganhos consideráveis. Integração tem que acontecer em vários setores, como os setores operacionais entre as forças de Segurança, no dia a dia, no contato e diálogo com a população. E as ferramentas tecnológicas têm que passar também por essa construção”, pensa o secretário de Estado da Segurança Pública Paulo Cezar Ramos de Oliveira.

Segundo o secretário, entre as ações projetadas pelo trabalho em grupo nesta área estão compras de ferramentas de ponta no mercado e evitar, por exemplo, aquisições duplicadas e, com isso, gerar economia ao Estado.

Para o vice-presidente de Tecnologia do Ciasc, Vanio Rodrigues, o ganho é significativo à sociedade. “Estando todos juntos, onde estão os dados sensíveis da população e trabalhando em conjunto as soluções, se ganha eficiência, se gasta menos e teremos soluções mais rápidas aos sistemas”, pontua.

De acordo com o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Diogo Quintino, a junção das secretarias e órgãos tende a refletir no usuário final que é o cidadão. “Hoje a área de tecnologia e inovação flutua em todos os segmentos do mercado. Com isso, implementando tecnologia e inovação temos ganho grande ao cidadão, melhoramos processos, segurança e vigilância”, ressalta.

As próximas reuniões do Comitê serão para definições dos nomes do presidente e secretário e dos representantes das instituições. Em seguida, o grupo começará então a realizar as reuniões técnicas.

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal