• Oktoberfest 2023 é suspensa pela 2ª vez em Blumenau (SC) devido as chuvas

Oktoberfest 2023 é suspensa pela 2ª vez em Blumenau (SC) devido as chuvas

12 Out, 2023 16:27:43 - Santa Catarina

Blumenau (SC)

A programação desta quinta-feira (12/10/2023) da Oktoberfest Blumenau, a maior festa alemã das Américas, foi suspensa em função das fortes chuvas que castigam Santa Catarina e deixaram a cidade sob risco de inundação. É a segunda vez que a festa é suspensa somente nesta edição.

A expectativa de retorno, segundo o Governo Municipal, é na sexta-feira (13), a partir das 18h. A nova suspensão acontece um dia depois do retorno da Oktoberfest, na quarta-feira (11). Antes disso, a programação entre os dias 6 e 10 de outubro já havia sido interrompida.

Blumenau e todo o Vale do Itajaí sofrem com os temporais que caem em quase todo o estado desde 3 de outubro. Até esta quinta, são 161 dos 295 municípios do estado em situação de emergência, inclusive a cidade que sedia a Oktoberfest.

"Diante do cenário climático de chuva persistente e da elevação do Rio Itajaí-Açu, conforme divulgado pelo Defesa Civil de Blumenau, a Prefeitura de Blumenau [...] decidiu pela suspensão preventiva da festa nesta quinta-feira, dia 12. A decisão foi tomada para evitar que os visitantes tenham dificuldades em retornar para casa ou locais de hospedagens, pois podem haver pontos de alagamentos pela cidade", diz nota publicada.

A partir de 8 metros do nível do rio é considerado enchente e o risco de alagamentos varia de acordo com o ponto da cidade. O AlertaBlu, atualizado pela Defesa Civil, traz a cota de cheia em quase 2 mil regiões de Blumenau (confira a situação atual).

Organização e reembolso

Ainda no anúncio de suspensão, a prefeitura informou que está entrando em contato com os hotéis da cidade para comunicar da suspensão preventiva da festa.

"Da mesma forma, informaremos oficialmente sobre a situação para as principais plataformas de aluguel de hospedagens. Cabe a cada estabelecimento fazer a negociação com os clientes com relação às reservas", completou.

Sobre o reembolso do "Oktober Karte", que garante créditos para uso na festa, a prefeitura orienta que o processo é on-line pode ser feito a partir de 30 de outubro reiterando que o uso pode ser feito de forma normal nos dias seguintes.

G1

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal