• Obrigatoriedade do treinamento sobre “Manobra de Heimlich” é aprovada

Obrigatoriedade do treinamento sobre “Manobra de Heimlich” é aprovada

08 Dez, 2021 11:32:25 - Política

Içara (SC)

A Câmara Municipal de Içara aprovou nesta segunda-feira (06), o projeto de lei que obriga os hospitais e maternidades do município a ministrarem cursos e orientações sobre a “Manobra de Heimlich”, aos pais ou responsáveis de recém-nascidos.  

As orientações e treinamentos de primeiros socorros para situações de engasgamento serão ministrados durante o pré-natal, ou antes, da alta hospitalar do bebê, por uma equipe médica/técnica do hospital ou maternidade, se ministrado antes da alta do recém-nascido, ou Unidade Básica de Saúde, caso ministrado no pré-natal.

A adesão ao curso será facultativa aos pais ou responsáveis, que devem assinar um termo em caso de rejeição. Os hospitais e maternidades deverão dar ampla publicidade da Lei. Conforme texto do projeto, a Lei entra em vigor 60 dias após a sua publicação. Para o autor do projeto de lei vereador Gelson Possamai (PP), a “Manobra de Heimlich” é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência que salva muitas vidas. “Não é de conhecimento de todos essa técnica, e na situação emergencial de engasgamento, na tentativa de salvar o neonato acabam por fazer manobras arriscadas ou tardias, podendo ocasionar o óbito do recém-nascido. O procedimento executado a tempo, com as técnicas corretas, pode evitar a morte”, explicou Possamai.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança