• Nutricionista reforça os cuidados necessários durante o Verão e o Carnaval

    A alimentação adequada, hidratação e evitar o excesso de álcool estão entre as medidas que irão fazer a diferença nesta época do ano.

Nutricionista reforça os cuidados necessários durante o Verão e o Carnaval

16 Fev, 2023 21:29:30 - Geral

Criciúma (SC)

Verão, altas temperaturas, aliado ao período do carnaval são um combo perfeito para uma alimentação desregrada, desidratação e as conhecidas intoxicações alimentares. Pensando nisso, a nutricionista do Hospital São José de Criciúma, Vanessa Gonçalves detalha algumas dicas e orientações para este período do ano.

No que a alimentação pode auxiliar nesse período de altas temperaturas aliado ao carnaval?

Os foliões no carnaval apresentam uma elevação no gasto energético total associado ao aumento de atividade física e exposição ao calor, por isso, uma atenção especial à alimentação pode proporcionar mais energia para curtir este período e evitar desconfortos que podem estragar este momento, como desidratação, mal-estares ou intoxicações alimentares.

Qual a recomendação nesse período? Que alimentos devem ser mais ingeridos e podem auxiliar no bem-estar neste período de verão?

Para ter mais disposição, é indicado uma alimentação mais leve e nutritiva. Por isso, evite o consumo de alimentos gordurosos, frituras e salgadinhos e prefira carnes magras assadas ou grelhadas e frutas e verduras em grande quantidade. Os carboidratos também são muito importantes neste período de folia para proporcionar mais energia e, optando pela versão integral, você garante mais saciedade.

Para o carnaval, há alguma orientação específica? Como fazer com a ingestão de bebida alcóolica?

Uma dica importante é evitar longos períodos de jejum. Para isso, se organize de forma a realizar pelo menos as três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e ter a mão sempre alguns pequenos lanches para os intervalos como frutas frescas ou sucos naturais, castanhas, biscoitos integrais e barras de cereais. Em relação ao álcool, a fim de prevenir desconfortos que podem acabar com a festa, é importante ter moderação, além de intercalar o consumo com água e evitar a ingestão com o estômago vazio.

Qual a importância da hidratação?

Durante a folia e o calor do verão nós perdemos líquidos e sais minerais com a transpiração, por isso uma atenção especial à hidratação é muito importante neste período. Além da água, podem ser associados água de coco e sucos de frutas e até isotônicos no caso de longos períodos de festa no sol, pois eles também auxiliam na reposição dos eletrólitos perdidos pelo suor. O ideal é que seja consumido de 2 a 3 litros de líquidos por dia neste período.

E no caso de exageros (tanto na alimentação ou bebida) o que é possível fazer para aliviar os sintomas e quais seriam os sintomas mais comuns desse exagero?

Os sinais que podem indicar que você exagerou nas festas podem ser diversos, mas em geral, dores de cabeça, fraqueza, indisposição, enjoos, distensão e dores abdominais, azia e até vômitos e diarreia podem estar presentes. E para melhorar, não existem milagres, seu corpo irá precisar de tempo para responder aos exageros. Mas você pode ajudar voltando a uma rotina saudável, com consumo de alimentos in natura e leves, sem excessos de gorduras e açúcares. A hidratação também passa a ser essencial neste período pós-festas. Um retorno para a sua alimentação habitual pode ajudar o seu corpo a se recuperar mais rápido. Em caso de persistirem os sintomas ou se agravarem, um médico deve ser consultado.

E os alimentos produzidos fora de casa? Que cuidados devem ser tomados?

Outro cuidado essencial é com os alimentos consumidos fora de casa. As altas temperaturas do verão aliadas a higiene e conservação inadequadas de alimentos são a combinação perfeita para uma intoxicação alimentar que pode acabar mais cedo com a sua festa. Por isso, tenha cuidado com os alimentos comprados com ambulantes, barracas ou na beira da praia e evite principalmente o consumo de frutos do mar, maionese e molhos em locais que você não possa observar condições adequadas de higiene.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal