• Nunca é tarde para aprender: saiba como funciona o CEJA em Cocal do Sul (SC)

    O Centro de Educação de Jovens e Adultos do município está com as inscrições abertas.

Nunca é tarde para aprender: saiba como funciona o CEJA em Cocal do Sul (SC)

18 Mar, 2024 08:46:07 - Educação

Cocal do Sul (SC)

Com o objetivo de assegurar o direito à educação para aqueles que não tiveram acesso à educação básica na idade apropriada, o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) de Cocal do Sul vem trazendo oportunidades de estudos desde 2022, de forma gratuita. As matrículas estão abertas e podem ser realizadas na Escola Demétrio Bettiol, onde funcionam as aulas.

O CEJA funciona de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h e para fazer a inscrição para o ensino Fundamental é preciso ter no mínimo 15 anos, já para o ensino médio a idade mínima é de 18 anos. “Atualmente, temos uma turma de nivelamento para alunos que estão sendo alfabetizados, aprendendo a ler e a escrever. Na semana que vem, será aberta uma nova turma de nivelamento, além de turmas para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio”, explica a coordenadora do CEJA, Sinara Felisbino de Souza.

O papel desempenhado pelo CEJA se estende também à inclusão social e crescimento econômico, representando uma chance de transformação na vida de muitos. O programa tem o objetivo ainda de ajudar ainda a alcançar metas pessoais e profissionais, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva.


Atualmente, cerca de 250 pessoas fazem parte do CEJA, incluindo alunos em aula (e também aguardando para estudar), professores, estagiários, merendeiras e auxiliares de serviços gerais. Além disso, a unidade do município conta também com o atendimento de um estagiário de psicologia que realiza atendimentos em conjunto com a coordenadora da unidade. “Nossos estudantes são recebidos com muito carinho em nossa instituição, onde realizamos todo o acolhimento necessário”, salienta Sinara.

A qualidade do ensino se destaca pelo corpo docente formado por especialistas e mestres. Tais profissionais passam por formações e capacitações antes de atender aos estudantes. “Se os estudantes do CEJA tiverem 18 anos ou mais, podem realizar estágios remunerados em instituições de ensino do município. Os estudantes podem estar recebendo bolsas no valor de R$ 568,18 quando estiverem no ensino médio, dependendo da renda familiar”, explica Sinara.

GERÊNCIA DE TRANSPARÊNCIA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE