• Novo Secretário de Segurança Pública no Governo de Jorginho Mello

Novo Secretário de Segurança Pública no Governo de Jorginho Mello

20 Abr, 2023 08:49:47 - Política

Florianópolis (SC)

A Secretaria de Segurança Pública, enfim, terá um secretário. Após mais de três meses sem um titular e diversos nomes já terem sido cogitados pela imprensa, finalmente o governador Jorginho Mello (PL) bateu o martelo e convidou o procurador de Justiça Paulo Cezar Ramos de Oliveira para assumir a pasta, que vinha sendo comandada interinamente pelo comandante-geral da PM, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa.

Em seu currículo, consta que Paulo Cezar já atuou como secretário de Justiça e tomou posse como Promotor de Justiça substituto em 1985, em Tubarão. Também foi titular nas comarcas de Abelardo Luz, São Lourenço do Oeste, Porto União, Xanxerê, Balneário Camboriú e Joinville e promovido ao cargo de Procurador de Justiça em 2007. Em 2011, participou da criação da Comissão de Planejamento Estratégico e, em 2018, assumiu a Coordenadoria da Procuradoria Cível.

A Secretaria de Segurança Pública foi recriada na reforma administrativa feita por Jorginho no início da gestão, para substituir o Conselho de Segurança, órgão colegiado criado no governo Moisés. A nomeação deve ocorrer nos próximos dias.

Missão Empresarial da FIESC


A Federação das Indústrias (FIESC) iniciou no último domingo a agenda de compromissos da missão empresarial à Coreia do Sul e Singapura, liderada pelo presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar. De lá pra cá, a delegação reuniu-se com o CEO do Porto de Busan, Kang, Joon-suk, na Coreia, quando falaram sobre o comércio com o Brasil e conheceram os projetos do porto, que movimenta 75% dos contêineres do país asiático. A missão, que vai até o dia 29 de abril, também prevê visitas a universidades e centros de pesquisa, indústrias, embaixadas do Brasil, além da participação na World IT Show, feira realizada na Coreia e referência em tecnologia.

O vice-presidente do complexo portuário de Icheon, Jong-Kil Kim, apontou que eles já mantêm linhas comerciais de transporte de carga com os portos de Navegantes e Itapoá e, ao que tudo indica, as autoridades coreanas se mostraram interessadas em incrementar relações com portos do nosso estado.

Além dos industriais catarinenses, o encontro contou com a participação da embaixadora do Brasil na Coreia do Sul, Márcia Donner Abreu.

Segurança de escolas. Votação urgente

Estava tudo pronto para ser votado nesta quarta-feira, 19, na ALESC, o projeto do Governo Jorginho Mello, PL 09/2023, apresentado esta semana ao presidente Lula, para a melhoria na segurança da rede de ensino com o aproveitamento de policiais militares da reserva em unidades escolares. Por iniciativa dos parlamentares, a ideia foi ampliada aos municípios, rede privada e às Apaes.  De acordo com a proposta, a segurança nas escolas e creches ficaria reforçada já a partir do início de maio, o que justificaria o esforço dos parlamentares em acelerar a votação. Até o fechamento desta edição, a votação estava atrasada e o clima era de incerteza no plenário. Será que vem novidade por aí?

Gás Natural

O número de consumidores catarinenses de Gás Natural tem crescido cada vez mais. Nos primeiros três meses de 2023, cerca de 765 novos usuários aderiram a uma fonte de energia mais tecnológica, eficiente e limpa. Em relação ao quantitativo de interligados no mesmo período do ano anterior, houve um aumento de cerca de 10%. Para fazer o energético chegar cada vez mais longe, a Companhia de Gás de Santa Catarina aprovou o maior plano de investimento em Gás Natural da história do Estado. Neste ano, mais de R$ 131 milhões serão destinados ao avanço do gás em SC. Até o final de 2027, os investimentos do Plano Plurianual de Negócios da SCGÁS chegam a R$ 773 milhões.

Articulação por segurança

A Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) está em articulação com diferentes órgãos estaduais e municipais na elaboração do plano de ação por mais segurança nas escolas. Logo após o anúncio da conclusão do inquérito sobre o ataque à creche em Blumenau, a FECAM participou de uma reunião com o comitê de operações integradas formado por representantes do Governo do Estado, Ministério Público, Polícia Militar, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica. A presidente da FECAM e prefeita de Vargem, Milena Lopes, apresentaram os principais desafios enfrentados pelos municípios catarinenses e externou a preocupação de que o plano de ação estadual não imponha medidas impraticáveis à administração municipal.

De olho no futuro

Com 1,5 mil km de extensão, Santa Catarina conta hoje com um dos maiores corredores elétricos do País. Ao longo do trajeto estão instalados 34 eletropostos espalhados por 25 municípios do Estado, dando autonomia a quem cruza Santa Catarina a bordo de veículos elétricos. Esse foi um dos projetos apresentados pela Celesc durante o 1º Congresso Brasileiro de Carros Elétricos, que ocorreu em Florianópolis, no Centrosul, evento no qual o presidente da estatal, Tarcísio Rosa, foi um dos palestrantes.

PELO ESTADO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal