• MF celebra os 119 anos de colonização do Distrito de Estação Cocal

    A localidade foi colonizada antes do município fumacense, que tem 113 anos de história e foi lembrada no primeiro dia do Maggiofest 2023.

MF celebra os 119 anos de colonização do Distrito de Estação Cocal

18 Mai, 2023 18:29:53 - Geral

Morro da Fumaça (SC)

O primeiro dia da Maggiofest 2023 foi marcado pela celebração do aniversário de 119 anos de colonização do Distrito de Estação Cocal. A localidade foi colonizada antes mesmo do município de Morro da Fumaça, que possui 113 anos de história. A noite começou com uma missa em ação de graças ao Distrito, animado pelo Grupo Va Pensiero, na Paróquia Santa Catarina de Alexandria.


Após a celebração religiosa, no Salão de Festas da Paróquia, os alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Luiz Casagrande se apresentaram com uma dança típica italiana, seguido da Escola Biázio Maragno que apresentou um teatro dançante, contando a história da localidade.

“As boas imagens que temos dos nossos antepassados nos motiva a caminhar para o futuro. A gente sempre estimula que aconteça essa lembrança toda no município, que possamos sempre resgatar as memórias dos nossos pais e avós, valorizando o trabalho árduo que tiveram”, ressalta o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.


“Nós temos a obrigação e dever de dar continuidade a história que foi criada lá atrás pelos nossos antepassados. Foram momentos difíceis, mas muito prósperos. Nós estamos aqui para dar sequência ao trabalho que eles iniciaram, temos que honrar tudo que fizeram por nós”, completa o prefeito, Agenor Coral. Os presentes ainda cantaram parabéns ao Distrito de Estação Cocal, antes do corte do bolo.


A Maggiofest 2023 segue nesta quinta-feira (18), a partir das 20h, com a abertura oficial da celebração, em comemoração aos 61 anos de emancipação político-administrativa de Morro da Fumaça. Ainda será realizada a abertura da Praça Maggiofest e da Casa da Nonna, localizado ao lado do Paço Municipal Prefeito Auzílio Frasson. Após as cerimônias, terão apresentações com os grupos Va Pensiero e Amici Della Polenta e show com a Banda Megatons.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal