• Mestrado da Satc traz soluções para problemas reais

Mestrado da Satc traz soluções para problemas reais

31 Mai, 2019 13:59:08 - Educação

Criciúma (SC)

Melhorar a qualidade das próteses cranianas e baixar seu custo de produção. Esses são pontos que a dissertação do professor Daniel Basílio quer esclarecer. Na reta final do Mestrado Profissional em Engenharia Metalúrgica da Faculdade Satc, Basílio estuda as alterações que podem ocorrer no titânio, o material com que as próteses são fabricadas. Suas observações vão contribuir para a melhoria das peças e é essa uma das características do mestrado.

Uma das linhas de pesquisa do curso da Faculdade Satc inclui o estudo de biomateriais. “Nosso objetivo é fazer com que os alunos venham com problemas que estão percebendo na indústria para que a pesquisa tenha um direcionamento concreto. No caso dos biomateriais, o foco é apresentar melhorias em processos que atendam diretamente a sociedade”, ressaltou o coordenador do Mestrado Profissional, Dr. Anderson Daleffe.

Para conseguir chegar a resultados precisos, Basílio está realizando estudos para observar as características das chapas de titânio. Essa análise está sendo feita no Microscópio Eletrônico de Varredura, o MEV, que faz parte dos equipamentos do LABSatc, no Centro Tecnológico. O MEV permite uma análise detalhada da composição química e de microestrutura do material. Antes disso, o pesquisador submeteu as chapas ao processo de fabricação de próteses por estampagem incremental. Ele fez experimentos com três faixas de temperatura. Conforme Daleffe, isso permitiu observar como o material se portou, definindo qual a melhor faixa de temperatura para obter um produto com maior qualidade e menos custo.

Nova turma

Já com duas turmas em andamento, o Mestrado Profissional em Engenharia Metalúrgica está iniciando o processo de inscrições. A terceira turma inicia as aulas no segundo semestre de 2019. “Queremos instigar nossos alunos para que busquem questões concretas, que realmente mereçam ser estudadas e discutidas em conjunto”, ponderou Daleffe.

Informações sobre a grade curricular e o processo de ingresso podem ser obtidas no site, e-mail: pos@satc.edu.br, ou pelo telefone (48) 3431-7577.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal