• Médicos realizam cirurgia inédita para tratamento da epilepsia refratária

    O procedimento foi realizado pelos neurocirurgiões Dr. Bruno Loz e Dr. Carlos Fernando Moreira.

Médicos realizam cirurgia inédita para tratamento da epilepsia refratária

14 Nov, 2022 20:03:53 - Saúde

Criciúma (SC)

O serviço de neurocirurgia do Hospital São José realizou nesta semana um procedimento inédito para o tratamento da epilepsia refratária. O procedimento, denominado Amigdalo-hipocampectomia foi realizado pelos médicos Dr. Bruno Loz e Dr. Carlos Fernando Moreira, do serviço de neurocirurgia da instituição e da Clínica Neurosul.

“É o primeiro procedimento para tratamento de epilepsia refratária do Hospital São José e o segundo da cidade”, explica o neurocirurgião do HSJosé, Dr. Bruno Loz, que possui formação em neurocirurgia pelo Hospital São Lucas da PUCRS e feloowship em neurocirurgia funcional pelo Hospital São Paulo, dois dos maiores centros de referência em cirurgia de epilepsia do país.

Segundo ele, a paciente que realizou o procedimento apresentava epilepsia refratária ao tratamento medicamentoso desde os 26 anos de idade. “Durante a investigação foi diagnosticada com esclerose mesial temporal, um tipo de alteração anatômica que costumeiramente se apresenta com epilepsia refratária e apresenta uma boa taxa de controle das crises com o tratamento cirúrgico. Cerca de 80% dos pacientes submetidos a este procedimento ficam completamente livres de crise e os demais apresentam redução significativa na quantidade de crises”, esclarece o especialista.

O procedimento foi realizado sob anestesia geral, com auxílio do microscópio cirúrgico e teve a duração de quatro horas.

“Cerca de um terço dos pacientes com epilepsia apresentam refratariedade ao tratamento medicamentoso. Estes pacientes podem ser submetidos a uma avaliação mais aprofundada e cerca de metade destes podem se beneficiar de algum tratamento cirúrgico visando o controle das crises convulsivas”, garante o médico.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança