• Médico alerta sobre o aumento de doenças cardiovasculares no inverno

    O cardiologista Dr. Renan Custódio Borges fala da importância da prevenção e do cuidado com a saúde na estação mais fria do ano.

Médico alerta sobre o aumento de doenças cardiovasculares no inverno

27 Jun, 2023 15:00:52 - Saúde

Criciúma (SC)

A chegada da estação mais fria do ano, além da incidência maior de casos de síndromes gripais, traz também um outro alerta relacionado as doenças cardiovasculares e os acidentes vasculares cerebrais. É comum nesta época do ano um crescimento de até 30% de incidência das doenças relacionadas, o que exige ainda mais atenção e cuidado.

“Segundo a American Heart Association (AHA), existe sim uma relação e aumento das doenças cardiovasculares como arritmias cardíacas, infartos e acidentes vasculares encefálicos em até 30% nesse período do ano. Isso ocorre devido às alterações causadas pelo frio em nosso organismo como a constrição dos vasos sanguíneos, o aumento da pressão arterial sistêmica, assim como maior liberação de adrenalina entre outras”, explica o médico cardiologista do HSJosé, Dr. Renan Custódio Borges (CRM – 21284 | RQE – 20278).

Ainda, segundo o especialista, isso tudo corrobora para alteração de fluxo sanguíneo em áreas nobres como o coração e o cérebro. “Desta forma, ocorre uma incidência maior dessas enfermidades. E ainda pode ser um agravante nos pacientes com doença aterosclerótica já estabelecida, que são aquelas pessoas que possuem este fluxo sanguíneo alterado devido as placas de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos”, explica.

Melhor cuidado é a prevenção

Segundo Dr. Renan, a melhor forma de prevenção para as doenças cardiovasculares segue sendo a prática de atividades físicas regulares (ao menos 15 minutos diários), dieta saudável, boa forma física, assim como o controle dos fatores de risco.

“Para os pacientes que já possuem alguma comorbidade, além das listadas acima, é importante reforçar a necessidade de consultas regulares ao médico, manter medicações de uso contínuo, atingir as metas de LDL colesterol, os alvos pressóricos e de controle da glicemia. Tudo isso é essencial. Vale ressaltar que nos dias frio, a prática de atividade física deve ser em ambientes sem temperaturas extremas e com roupa adequada para a proteção ao frio”, esclarece.

O check-up com um médico de confiança é fundamental. “São nessas consultas que o médico pode ver os riscos à saúde do paciente que muitas vezes passam desapercebidos, como ganho de peso, alterações na pressão arterial e em resultados de exames. E, dessa forma, de maneira precoce, junto ao paciente, tomar medidas que reduzem o risco das doenças cardiovasculares e protegem o paciente para agravos futuros”, finaliza o especialista.

Saiba mais:

O Hospital São José conta com equipamentos de última geração e profissionais capacitados para auxiliar no tratamento e no diagnóstico precoce de doenças. É reconhecido pelo trabalho desenvolvido pela equipe médica e pelos seus colaboradores em favor da saúde das pessoas. Os interessados podem solucionar dúvidas e agendar consultas e exames no Centro de Especialidades Médicas do HSJosé pelo telefone: (48) 3431-1600.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal