• Mauro De Nadal faz balanço positivo da missão aos Emirados Árabes Unidos

Mauro De Nadal faz balanço positivo da missão aos Emirados Árabes Unidos

27 Fev, 2024 08:39:58 - Política

Florianópolis (SC)

A missão catarinense que visitou na semana passada os Emirados Árabes Unidos abriu perspectivas de investimentos, intercâmbio comercial e cessão de tecnologia para aprimorar a segurança nas escolas do Estado. A avaliação é do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro De Nadal (MDB).

A jornada consolida parceria para a ampliação de negócios e aproximação com investidores potenciais em Santa Catarina. Aproxima o Parlamento com o Executivo e a iniciativa privada. De Nadal e o governador Jorginho Mello (PL), o deputado Antídio Lunelli (MDB), o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, a presidente da Acafe, Luciane Ceretta, e secretários de Estado participaram de intensa agenda em Dubai e Abu Dhabi.

"O objetivo é captar potenciais investidores para melhorar nossa infraestrutura, em portos, aeroportos e rodovias, ampliar o intercâmbio comercial, e conhecer processos que podem impulsionar a modernização de Santa Catarina. Inclusive para garantir mais segurança no contexto de nossas escolas", explica o presidente da Alesc, Mauro De Nadal.

Tecnologia de ponta

Em Abu Dhabi, a comitiva visitou a empresa Edge, que está entre os mais modernos centros de inteligência artificial aplicada à segurança, com muitos processos de inovação para a área da educação, o que abre a possibilidade de intercâmbio em tecnologia voltada à ampliação da segurança nas escolas de Santa Catarina.

Tema que De Nadal está próximo, na condição de presidente do Comitê de Ações Integradas para Cidadania e Paz nas Escolas (Integra), formado por mais de 30 entidades, com o objetivo de trabalhar propostas que garantam mais segurança aos educandários catarinenses.

Portos e comércio

A captação de investimentos de grupos árabes é o foco da missão. Em Dubai, a comitiva participou de importantes encontros durante a agenda oficial. O grupo catarinense foi recepcionado pelo Ministro do Comércio Exterior dos Emirados Árabes Unidos, Thani Al Zeyoudi, que abordou possibilidades de interesse dos grupos locais e acompanhou explanações sobre potenciais de Santa Catarina.

A Câmara de Comércio local também foi oportunidade para abertura de intercâmbio, com a participação do presidente da entidade, Mohammad Ali Rashed Lootah. Estratégia de negócios também ampliada com a recepção do grupo pelo presidente da Câmara Árabe-Brasileira, Rafael Solimel.


Outro momento importante, voltado à modernização da infraestrutura portuária de Santa Catarina, foi a visita ao porto de Dubai, que tem administração da empresa DP World. Ali funciona um dos mais intensos terminais portuários do mundo, que processa com grande velocidade o desembaraço de containers, sem abrir mão dos processos de segurança.

"Todos esses momentos representam oportunidades", explica Mauro De Nadal. "Tanto pelo conhecimento de processos como a troca de informações para abrir negócios e oportunidades de investimentos", reforça o presidente da Alesc.

"Temos muito para ampliar em negócios e na captação de investimentos árabes para desenvolver Santa Catarina", confirma o deputado Antídio Lunelli.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE