• Maracajá sediará intercâmbio de Orquestras Municipais Infanto-Juvenil

Maracajá sediará intercâmbio de Orquestras Municipais Infanto-Juvenil

15 Out, 2023 20:38:38 - Geral

Maracajá (SC)

Maracajá (SC) sediará o segundo Intercâmbio de Violinos e Flautas para estudo de Orquestras Municipais Infanto-Juvenil, visando confraternizar, trocar experiências e preparar os jovens músicos para os concertos de Natal. O evento acontecerá na próxima quarta-feira, dia 18/10, a partir das 9h, no Centro de Eventos dos Jerivás, anexo ao Parque Ecológico. Conta com importante apoio da Administração Municipal de Maracajá e do Departamento de Educação e Cultura. A iniciativa prevê reunir aproximadamente 150 crianças e adolescentes de 09 a 13 anos.

O maestro, Osny Costa Júnior, entusiasta do evento, destaca a participação não apenas de Maracajá, mas também de outras cidades como Forquilhinha, Jacinto Machado, Praia Grande e Santa Rosa do Sul. A troca de experiências será o ponto central, com ensaios de naipes (violinos e flautas) e ensaios conjuntos da Orquestra, com atividades programadas ao longo do dia. Esse intercâmbio não só enriquecerá o repertório musical, mas também contribuirá para a integração entre os participantes.


Além disso, o evento servirá como uma preparação importante para os futuros concertos das orquestras, agendados para novembro e dezembro em várias cidades, incluindo Praia Grande, Jacinto Machado, Santa Rosa do Sul, Maracajá, Forquilhinha e Navegantes. Dessa forma, o intercâmbio não apenas fortalece a rede de músicos, mas também potencializa a qualidade das apresentações futuras.

Projeto Orquestra na Escola

O Projeto Orquestra na Escola é uma iniciativa atualmente implementada na Escola de Educação Básica Municipal 12 de Maio. O programa engloba estudantes violinistas e flautistas e tem planos de expansão para outras unidades de ensino. Os ensaios semanais e as apresentações em eventos locais e regionais são fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento dos estudantes. O programa, que anteriormente contava com financiamento do FIA, agora é mantido pelo Departamento de Educação e Cultura após a aprovação da Lei nº 1.334 de 15 de setembro de 2022.


Daniel de Souza, diretor de Educação, ressalta os objetivos do programa, incluindo a promoção da integração social por meio de atividades coletivas, o desenvolvimento de aptidões e vocações musicais, o estímulo à autoestima, ao respeito e à disciplina pessoal, bem como a redução do tempo ocioso dos estudantes no contraturno escolar por meio de atividades culturais enriquecedoras.

Os maestros Osny Costa Júnior e Kary Patrícia Matos Costa lideram esse projeto, que já conta com a participação de 60 estudantes, e estão comprometidos em proporcionar uma jornada musical enriquecedora e inspiradora para os jovens talentos envolvidos. “Desejamos muito sucesso no intercâmbio e nas futuras apresentações das orquestras, e que a música continue a ser uma fonte de crescimento e alegria para todos os participantes” concluiu o prefeito Anibal Brambila.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal