• Laudo da Polícia Federal confirma que carne apreendida em MF era de cavalo

Laudo da Polícia Federal confirma que carne apreendida em MF era de cavalo

05 Jan, 2022 18:26:16 - Segurança

Criciúma (SC)

O Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal (PF) finalizou o laudo realizado nas carnes apreendidas durante a Operação Hefesto, desencadeada em setembro de 2021, em Morro da Fumaça. O estudo confirmou a suspeita de que o material, localizado em um Centro de Tradições Gaúchas (CTG) no bairro Frasson, era de cavalo. 

A operação investigou crimes de venda de carne de equino moída para consumo humano, além de furto de gado, tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa, receptação, venda e posse de armas e comercialização de produto veterinário falsificado. Nove pessoas foram detidas durante as investigações, mas foram liberadas dias depois, após habeas curpos concedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), de Brasília (DF)

A PF analisou sete porções das carnes apreeendidas à pedido da Polícia Civil de Morro da Fumaça. A partir das amostras foram obtidas sequências genéticas que apresentam 100% de similaridade com carne de cavalo-doméstico. Veja abaixo o trecho do documento assinado pelos técnicos do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal. 


Durante a operação, foram apreendidos 520 quilos de carnes, além de cinco armas, munições, dinheiros e cheques. Embora nem todo o material tenha passado por perícia, o delegado de Polícia Civil, Ulisses Gabriel, resposável pelas investigações afirma que, diante do laudo, é possível afirmar que toda a carne era de equino. 

"Pegamos pedaços de várias carnes e a análise é feita por amostragem. Não analisamos os 520 quilos, mas, em tese, sim, todas eram de cavalo", reforçou a autoridade policial. 

ENGEPLUS

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE