• Kit de transposição de concreto é instalado em ponte no Bairro Tereza Cristina

Kit de transposição de concreto é instalado em ponte no Bairro Tereza Cristina

14 Dez, 2023 15:39:20 - Geral

Içara (SC)

A comunidade do Bairro Tereza Cristina, em Içara (SC), sobretudo do Residencial Dona Ema, acompanhou, de perto, a instalação do kit de transposição nesta quinta-feira (14/12/2023). As 230 famílias do conjunto habitacional estavam ‘ilhadas’ desde que um forte vendaval derrubou a antiga ponte de madeira que os conectavam ao Centro de Içara (SC).

Para reconstruir a estrutura, foi firmada uma parceria entre a Administração Municipal e o Governo do Estado, por meio da Defesa Civil. O Município construiu as cabeceiras da nova ponte de concreto em dezembro do ano passado, enquanto aguardava a chegada dos cinco pavimentos de concreto de 6,5 metros de comprimento por 1,25 metro de largura.


“A espera chegou ao fim. Usávamos essa ponte para levar as crianças para a escola, ir ao mercado e trabalhar. De carro, precisávamos fazer uma volta de seis quilômetros a mais para irmos ao centro. Sem essa ponte, nossa rotina fica muito mais difícil. Principalmente nos dias de chuva”, relata o morador Diego Nunes.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil municipal, Vitor Dutra, após a instalação do kit de transposição, a prefeitura irá realizar os acessos e as laterais com o asfalto. A expectativa é de que em até 30 dias, o trânsito de veículos seja liberado.

“Essa ponte, resistente que é, vai comportar a passagem de qualquer tipo de veículo. Aqui, sabemos que não vamos mais ter dor de cabeça. Do jeito que está, vai perdurar e servir aos moradores com total segurança”, assinala.


Esse foi o quarto kit de transposição instalado em parceria com a Defesa Civil de Santa Catarina em Içara. Antes, as estruturas já haviam substituído pontes de madeira nos bairros Lombas e Ponta do Mato, prejudicadas pelas recentes enxurradas de chuva. “A principal característica, além da resistência, é a função de facilitar a vazão do rio, coibindo o estrangulamento das águas, como acontecia. Os kits previnem a incidência de cheias e permitem uma passagem segura a todos os moradores”, comenta a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE