• Justiça Eleitoral promove encontro de cartórios para trocar experiências

Justiça Eleitoral promove encontro de cartórios para trocar experiências

02 Mar, 2023 21:14:54 - Geral

Florianópolis (SC)

Passadas as Eleições 2022, é hora de concluir a avaliação dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano passado e discutir propostas para aprimorar os serviços eleitorais, com vistas ao pleito municipal de 2024. É para isso que ocorre o Encontro de Chefes de Cartório da Justiça Eleitoral catarinense até a essa sexta-feira (3/3/2023), no Hotel Renar, em Fraiburgo (SC).

O evento é realizado sob a coordenação da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e reúne gestores do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e dirigentes dos 99 cartórios eleitorais do estado. “De avaliações anteriores, ganhamos diversas ideias inovadoras, melhorias necessárias e priorizações de temas para planejamentos de eleições posteriores. É o que desejamos repetir e aperfeiçoar neste ciclo, e sei que alcançaremos”, declarou o presidente do TRE-SC, Leopoldo Augusto Brüggemann.

Em seu discurso, ele parabenizou os trabalhos desenvolvidos nas Zonas Eleitorais (ZEs) e unidades da Sede, nas Eleições 2022. “O êxito é fruto da atuação de cada um de nós. E, como presidente afirmo: executamos com inspiração, seriedade e motivados pelo cumprimento da missão institucional e da finalidade constitucional a nós determinada”, afirmou.

Durante o encontro, os participantes se dividirão em seis grupos temáticos para avaliar as eleições sob os seguintes aspectos: auditoria e verificação da votação eletrônica, comunicação da Justiça Eleitoral, força de trabalho, segurança das equipes e das instalações, ocorrências nas seções, mesários e Técnicos de Apoio ao Voto Informatizado (TAVIs). Os resultados das discussões em cada grupo serão apresentados posteriormente para todos os participantes, a fim de promover o alinhamento institucional e traçar estratégias de aperfeiçoamento a serem implementadas no futuro.

“Não se desconhece o aumento desenfreado de informações falsas, muitas que visam ao descrédito do trabalho da Justiça Eleitoral, função essa, ressalta-se, exercida com muito zelo”, ressaltou a juíza Bruna Luiza Hoffmann, da 77ª ZE, em Fraiburgo. A cidade que também sediou, há 17 anos, o primeiro Encontro de Chefes de Cartório.

Autoridades

Além de gestores e dirigentes da Justiça Eleitoral, o evento também reuniu as seguintes autoridades: juiz Willian Medeiros de Quadros, ouvidor do TRE-SC; juiz Marcelo Pons Meirelles, diretor da Escola Judiciária Eleitoral (Ejesc); Cláudio Valentin Cristani, procurador regional eleitoral substituto; Gustavo Fernando Pisetta Rudeck, vice-presidente da Subseção de Fraiburgo; e Cláudia Prudêncio, presidente da Seccional da OAB-SC, que participou por meio de vídeo exibido aos presentes no evento.

Palestra

A palestra de abertura do Encontro foi proferida pelo empreendedor e professor, doutor Gino Terentim. Em meio a apresentação intitulada “Estratégia, Criatividade e Inovação”, ele destacou a necessidade de transformar a inovação em um processo contínuo, ao invés de projeto.

“O que está mudando na Justiça Eleitoral e não estamos atentos a isso? Precisamos estar atentos para buscar quais mudanças do mundo atual podem ocasionar a mudança do status quo que queremos”, observou.

Ao defender a necessidade de romper com a chamada “cultura organizacional”, o palestrante elencou como sentimentos motivadores o propósito, a autonomia e a maestria.

Apresentações técnicas

A programação desta quarta-feira (1º) foi encerrada com apresentações das unidades do TRE-SC.

O diretor-geral, Gonsalo Agostini Ribeiro, falou sobre biometria e aquisição de novas urnas eletrônicas para 2024. Ele também prestou homenagens a 11ª ZE - Curitibanos e a 47ª ZE - Tangará por terem sido as primeiras a terminar a apuração de votos em 2022. A servidora Claudia Andreatta, da 61ª ZE - Seara, também foi homenageada em reconhecimento ao seu espírito colaborativo exemplar que norteia a atuação dos servidores do TRE-SC.

A utilização de novas tecnologias, como Inteligência Artificial (IA) e chatbot, para agilizar o tratamento das demandas recebidas pela Ouvidoria do Tribunal foi ressaltada pelo juiz ouvidor, Willian Medeiros de Quadros.

Pela Escola Judiciária, falaram o diretor, juiz Marcelo Pons Meirelles, e a secretária executiva da Ejesc, Cláudia Damasceno. Dentre outros assuntos, eles apresentaram o cronograma para a capacitação dos servidores ao longo do ano, incluindo ações de cidadania.

Em nome da Corregedoria Regional Eleitoral a secretária, Renata Fávere, falou sobre projetos de distribuição mais equitativa de processos entre cartórios, bem como da criação de uma “Supercentral Digital” para distribuição do Título Net.

O secretário judiciário, Maximiniano Sobral, abordou temas como apoio remoto, suporte ao Processo Judicial Eletrônico (PJe) e uso de Inteligência Artificial em 2024.

Projetos envolvendo o fortalecimento do Núcleo de Apoio Virtual (NAV), Canal de Escuta dos Servidores, Concurso 2023 e trabalho remoto foram apresentados pela secretária de gestão de pessoas, Ana Cláudia Vidal.

Já o secretário de administração e orçamento, Geraldo Savi Junior, tratou sobre a nova lei de licitações e contratos, com foco na orientação e capacitação dos gestores ao longo deste ano.

Pela Secretaria de Tecnologia da Informação o secretário, Álvaro Sampaio, abordou temas como urna eletrônica, retomada da coleta biométrica e segurança da informação.

Por fim, pela Assessoria de Comunicação Social fez uso da palavra o assistente de imprensa, Jairo Grisa. Ele apresentou o calendário das campanhas institucionais previstas para 2023, destacando a necessidade de ações complementares para a regionalização dos conteúdos.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança