• Justiça Eleitoral faz balanço positivo do primeiro turno das Eleições 2022

Justiça Eleitoral faz balanço positivo do primeiro turno das Eleições 2022

03 Out, 2022 17:57:56 - Política

Florianópolis (SC)

A totalização dos votos em Santa Catarina foi concluída às 22h34 deste domingo (2), pela Justiça Eleitoral. Do total de 5.483.962 eleitoras e eleitores aptos a votarem no estado, 4.471.619 compareceram às urnas (81.54%). O índice de abstenção foi de 18.46%.

Cinco cargos estiveram em disputa: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. Os resultados mostraram que haverá segundo turno para definir quem irá assumir a Presidência da República e o Governo estadual.

O candidato Jorginho Mello (PL) recebeu 1.575.912 votos (38,61%) e Décio Lima teve 710.859 votos (17,42%). Eles foram os mais votados para o cargo de governador e permanecem na competição pelo eleitorado, a ser definida no dia 30 de outubro, último domingo do mês.

Entre os candidatos à Presidência no segundo turno, Jair Bolsonaro (PL) foi o mais votado no estado com 2.694.406 votos (62,21%), seguido por Lula (PT) com 1.279.216 votos (29,54%).

Em todas as 16.242 seções eleitorais concentradas em 3.488 locais de votação, nos 295 municípios catarinenses, não houve substituição da urna eletrônica pela antiga urna de lona. Apenas 264 equipamentos tiveram que ser substituídos por urnas de contingência e todos os votos foram contabilizados regularmente.

Demais ocorrências de urnas registradas correspondem ao ajuste ou troca de papel/bobina, necessidade de reinicialização, troca de tomada, uso de bateria interna, orientações aos mesários e troca de módulo impressor, dentre outras.

O Gabinete de Pronta Reposta, que até o término da apuração funcionou na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), informou que apenas duas ocorrências policiais foram registradas em âmbito estadual, onde os autores das eventuais práticas ilegais foram encaminhados à delegacia.   

“No momento em que registramos a bem-sucedida conclusão da totalização dos votos em Santa Catarina, forçoso é reconhecer que não se trata de um feito isolado, mas do ponto mais alto de um projeto que, com suas mais de 27 mil atividades, foi construído a muitas mãos e ao longo de meses”, declarou o presidente do TRE-SC, desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, ao agradecer pelo esforço de todos os envolvidos na realização das eleições.

Os resultados oficiais do primeiro turno foram homologados pela Comissão Apuradora da Corte Eleitoral, presidida pelo vice-presidente e corregedor, desembargador Alexandre d'Ivanenko, em sessão plenária realizada logo após a totalização dos votos. 

Auditorias

Durante a votação oficial, 25 urnas passaram pelo Teste de Integridade no hall da Assembleia Legislativa do Estado (Alesc) e duas na Escola de Educação Básica Professor Henrique Stodieck, em Florianópolis. A auditoria, transmitida em tempo real pelo canal do TRE-SC no YouTube, atestou a confiabilidade dos votos computados na urna.

Mais oito equipamentos foram submetidos ao Teste de Autenticidade antes de começar a votação, em seções sorteadas para essa finalidade. A auditoria comprovou a originalidade dos sistemas eleitorais contidos na urna eletrônica. Autoridades, entidades fiscalizadoras e partidos políticos puderam acompanhar tudo de perto.

Veja como foi realizado o Teste de Integridade da Urna, na Alesc.

Confira também o álbum de fotos do Centro de Divulgação das Eleições (CDE 2022), espaço disponibilizado pelo Tribunal para a cobertura dos veículos de imprensa.   

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal