• Jovens comemoram Dia do Orgulho LGBTQIA+ e crescem juntas na profissão

    Karolayne Machado e Karolayne Santana vieram do Mato Grosso do Sul para morar em Criciúma (SC).

Jovens comemoram Dia do Orgulho LGBTQIA+ e crescem juntas na profissão

28 Jun, 2023 14:50:07 - Geral

Criciúma (SC)

O número de casamentos homoafetivos quadruplicou nos últimos dez anos. Desde 2013, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que nenhum cartório em território nacional poderia recusar a celebração de casamentos entre pessoas do mesmo sexo ou a conversão de uniões estáveis em matrimônios. Desde então, quase 77 mil celebrações foram efetivadas, com predominância de casais femininos. É o caso da união das jovens Karolayne Machado e Karolayne Santana de Campo Grande-MS que estão juntas há três anos, hoje residem em Criciúma e comemoram o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.

A data marca o "Incidente de Stonewall" de 28 de junho de 1969, quando frequentadores do bar em Nova York, reagiram pela primeira vez contra ações policiais. As Karolaynes participaram de passeatas e encontros que promovem a diversidade. “Depois de ter relacionamentos com homens, conheci a Karolayne Santana e passamos a conviver juntas. Viemos a Criciúma, ela quis vir embora comigo e passei a atuar em lojas do varejo da cidade até conhecer os franqueados das Óticas Diniz, empresa em que atuo como consultora ótica”, afirma. A Karolayne Santana também seguiu o caminho como vendedora em uma loja de sapatos.

Carreira na área ótica

Assim como no relacionamento, a paixão pelo setor ótico foi imediata. “Fizeram uma proposta e no primeiro dia já aprendi a ler receitas oftalmológicas e hoje estudo para me aprimorar cada vez mais. A Karol Santana me concede muito apoio, também atua no varejo, e posso dizer que sou muito feliz onde atuo”, relembra.

Para a consultora, a carreira tende a evoluir com a capacitação e com ajuda da companheira. “Somos muito felizes juntas. E na área da saúde, precisamos conscientizar as pessoas que assim como temos de tomar água para evitar problemas nos rins, devemos cuidar da saúde ocular para evitar doenças nas córneas, Catarata, Glaucoma, dentre outros”, analisa. “Estudo muito na área e vejo que com o excesso de usos dos pequenos aos mais idosos de telefones celulares, a tendência a ter problemas de visão é cada vez maior”, complementa.

FLASH NEWS ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança