• Intervalo de aplicação da dose de reforço é reduzido para quatro meses

    A medida vale apenas para os fabricantes das vacina Coronavac, AstraZeneca e Pfizer.

Intervalo de aplicação da dose de reforço é reduzido para quatro meses

21 Dez, 2021 16:10:34 - Saúde

Içara (SC)

Segundo a Nota Técnica nº 65/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS do Ministério da Saúde, e o oficio da Secretaria de Estado Saúde de Santa Catarina, a Secretária de Saúde de Içara, informa a redução no intervalo de aplicação da dose de reforço contra a covid-19, de cinco para quatro meses. A medida passa a valer a partir desta segunda-feira, 20, para todos os adultos com 18 anos ou mais vacinados com as duas doses da Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer.

“Recebemos a informação do Ministério da Saúde informando que a antecipação visa o aumento da proteção de todos contra a variante Ômicron, reduzindo o número de hospitalizações e óbitos, em especial entre as pessoas dos grupos de risco”, disse o secretário de saúde de Içara, Sandro Ressler.

A vacina utilizada para a aplicação da dose de reforço continua sendo, preferencialmente, a Pfizer. “Quem ainda não completou o seu esquema vacinal, precisa colocar em dia, seja com a primeira, segunda ou dose de reforço, só assim é possível garantir ampla proteção”, completou.

Para Janssen a regra é diferente

Para as pessoas que receberam a vacina do laboratório Janssen, a recomendação não mudou. Essas devem receber uma dose de reforço do mesmo imunizante pelo menos dois meses após o recebimento da dose única. Entretanto, gestantes e puérperas, que fizeram a vacina da Janssen, precisam esperar cinco meses para receber a dose de reforço.

Confira o calendário completo de vacinação desta semana, dias 20 a 24 de dezembro , no Centro de Vacinação, localizado na Praça da Juventude, das 14h às 20h.

• Primeira dose, para pessoas a partir de 12 anos de idade, está disponível de segunda, dia 20, a quinta-feira, dia 23.

• Segunda dose de Coronavac, para quem fez a primeira dose até o dia 26 de novembro, está disponível apenas na segunda, dia 20 e quinta-feira, dia 23. 

• Segunda dose de Pfizer, para quem fez a primeira dose até o dia 29 de outubro, está disponível segunda, dia 20, a quinta-feira, dia 23.

• Segunda dose de Astrazeneca, para quem está em atraso, está disponível segunda, dia 20, a quinta-feira, dia 23.

• Dose de reforço, para pessoas que aplicaram a dose única de Jassen há pelo menos cinco meses, está disponível apenas na terça e quarta-feira, dias 21 e 22. OBS: doses limitadas.

• Dose de reforço para pessoas com mais de 18 anos que se vacinaram com a segunda dose de Coronavac ou Astrazeneca há pelo quatro cinco meses, está disponível de segunda, dia 20, a quinta-feira, dia 23.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança