• Instituição que ajudou a transformar o agro de SC em uma potência mundial

    Com acesso aos mercados mais exigentes do mundo, Santa Catarina é referência mundial em qualidade e sanidade animal e vegetal.

Instituição que ajudou a transformar o agro de SC em uma potência mundial

18 Mar, 2024 08:30:31 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

O Governo de Estado de Santa Catarina divulgou o Boletim de Indicadores Econômico-Fiscais no dia 11 de março de 2024. Como esperado, o agronegócio segue como um dos motores que move o Estado. O setor foi responsável por 25% do Produto Interno Bruto, com especial destaque para a agricultura, que obteve um crescimento de 20% em 2023. Por trás de todo esse sucesso, há uma instituição que, por meio do trabalho intenso de seus associados, liderou a transformação do agro catarinense na reconhecida potência internacional que é: a Federação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Feagro-SC).

“A Feagro-SC, que hoje comemora seus 75 anos, é uma instituição consolidada na história do estado. O engenheiro agrônomo sempre esteve ao lado do produtor rural para construirmos este legado de transformação do agro catarinense.  Nós estivemos sob o ombro de gigantes ao longo destes anos, e temos uma responsabilidade de um futuro marcado por desenvolvimento sustentável, inovação, responsabilidade e fortalecimento dos nossos profissionais, da categoria, do produtor rural e de todas as instituições que representam o agro”, destaca o presidente Mário Veríssimo.


Mesmo com apenas 1,13% do território nacional, Santa Catarina se mantém como a 6° maior economia do país. Em 2023 o PIB catarinense fechou o ano com um crescimento estimado em 3,7%, 0,8% acima do crescimento nacional, atingindo a marca de R$ 505,3 bilhões. Um dos principais responsáveis pelo resultado acima da média nacional foi o agronegócio, em Santa Catarina a agropecuária teve um crescimento de 12,7%.

“A Feagro-SC é uma instituição que fez e faz a sua parte no crescimento do estado. Quando eu me formei, em 2001, diziam que a agronomia era a profissão do futuro, e o futuro chegou. A agronomia é profissão do presente. Santa Catarina é um grande e excelente produtor de alimentos, sem um engenheiro agrônomo essas produções não chegariam a estes níveis reconhecidos mundialmente”, ressalta o engenheiro agrônomo e ex-presidente da Feagro, Athos de Almeida Lopes Filho.

O setor também é responsável por 25% do Produto Interno Bruto catarinense e por 64,7% das exportações, além de gerar 500 mil postos de trabalhos diretos no estado. Os benefícios se estendem também aos outros setores, como saúde e segurança, já que uma das maiores fontes de arrecadação tributária do Estado, que permitem os investimentos nessas áreas, é da agroindústria catarinense. Em 2023, conforme os dados da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), a agroindústria obteve alta de 17,6% de arrecadação, o que levou Santa Catarina a arrecadar R$ 45 8 bilhões em encargos.

Para que parte desta arrecadação retorne ao agronegócio em forma de investimentos e subsídios, a Federação tem um papel fundamental. Desde a sua fundação a Feagro atua na estruturação de políticas públicas para os meios rural e pesqueiro. Reconhecida por sua expertise, compromisso com a inovação e busca constante do desenvolvimento rural sustentável, a instituição é constantemente consultada para a validação e indicação de profissionais qualificados para cargos estratégicos no secretariado, gerências e diretorias de órgãos federais, estaduais e municipais.


A instituição também costuma ser consultada para a elaboração de propostas legislativas e planos de trabalho dos governos. Esse envolvimento destaca a importância e a confiança depositada na Feagro-SC e reforça o papel crucial na promoção do agronegócio e na orientação de decisões políticas que moldam o futuro da agricultura em Santa Catarina.

É graças, também, ao trabalho incansável de centenas de engenheiros agrônomos, que Santa Catarina pode ocupar o pódio de maior produtor nacional de carne suína, maçã, cebola, pinhão, ostras, vieiras e mexilhões. Além de exportar seus produtos para mais de 150 países, alguns os mais exigentes do mundo, como Estados Unidos e Japão, e manter-se como maior exportador nacional de carnes de suínos, patos, perus e derivados, banana e móveis de madeira.

Tempo de comemoração

Na última sexta-feira (1532024), a Feagro-SC promoveu o evento comemorativo de seus 75 anos, completos no dia 17 de março de 2024. A cerimônia também marcou a passagem da presidência da federação dos engenheiros agrônomos Athos de Almeira Lopes Filho para Mário Veríssimo.  As eleições ocorreram na tarde da última sexta-feira,15, e elegeram Veríssimo por unanimidade.

“É com esta bela comemoração que completamos um ciclo e começamos outro. Que esse ciclo venha perseverar e possamos ter uma excelente colheita e representar bem a nossa categoria, o nosso estado e apoiar a CONFAEAB (Confederação das Federações de Engenheiros Agrônomos do Brasil), a Associação Pan-Americana de Engenheiros Agrônomos (APIA) e a Associação Mundial de Engenheiros Agrônomos (Amia)”, afirma o novo presidente da Feagro, Mário Veríssimo.

“A sensação é de missão cumprida com sucesso. Agora desejamos um êxito muito grande na gestão do Mário. Ele tem uma enorme capacidade de interlocução, de entendimento e com certeza conseguirá fazer da agronomia um setor ainda mais reconhecido e valorizado”, finaliza o ex-presidente Athos de Almeida Lopes Filho.

O evento contou com a presença de diversas autoridades: Secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto; deputados estaduais Marcos José de Abreu, Marquito (PSOL), e Matheus Cadorin (Novo); presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), Kleber Souza dos Santos; Felipe Penter representando Carlos Alberto Kita Xavier, presidente do CREA-SC; Saymon  Zeferino, vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Seagro-SC); e Presidente da  Cooperativa de Trabalho dos Engenheiros Agrônomos e Profissionais em Desenvolvimento Rural e Ambiental de SC (Uneagro-SC).

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal