• Incontinência urinária: um problema que pode ser prevenido e tem tratamento

    Médico urologista do HSJosé fala da doença que pode atingir homens e mulheres, em diversas fases da vida.

Incontinência urinária: um problema que pode ser prevenido e tem tratamento

04 Fev, 2022 18:58:58 - Saúde

Criciúma (SC)

A incontinência urinária é um problema que pode atingir os homens e mulheres. Pode ocorrer em qualquer fase da vida, mas é considerada mais comum especialmente entre os 50 e 60 anos. É um problema que causa desconforto, mas que existe tratamento, conforme explica o médico urologista do Hospital São José de Criciúma, dr. João Paulo Carneiro (CRM – 15134 | RQE – 14665).

“A incontinência urinária se define como a perda involuntária de urina. Pode atingir tanto homens quanto mulheres, no entanto há uma prevalência maior em mulheres. Existem várias causas, e dentre as mais comuns estão: comprometimento da musculatura dos esfíncteres ou do assoalho pélvico, gravidez, parto, cirurgias pélvicas, tumores, doenças que podem comprimir a bexiga (mioma volumoso, por exemplo), obesidade, tosse crônica (fumantes, DBPOC), bexiga hiperativa (contração involuntária do músculo da bexiga - detrusor), irradiação pélvica, além da infecção do trato urinário, constipação e estresse”, aponta o especialista.

De acordo com o médico, o principal sintoma da doença é a perda involuntária de urina. “É importante ter em mente que há como prevenir e também há tratamento. O tratamento é individualizado para cada tipo de incontinência e também depende do grau de incontinência do paciente”, aponta.

Formas de prevenção

Segundo o especialista, algumas atividades auxiliam na prevenção da incontinência urinária. O controle da ingestão de líquidos à noite, evitar bebidas alcóolicas e com cafeína e manter o controle do diabetes e do peso corporal estão entre as ações que devem ser realizadas. “Também é importante abandonar o tabagismo, regular os intervalos entre as micções, manter uma alimentação saudável, com bastante fibras, além de realizar atividades físicas regularmente. É preciso ficar atento e, ao primeiro sinal de perda involuntária de urina, independente de idade ou de outros problemas de saúde, procurar um especialista”, reforça dr. João Paulo.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal