• História e tradição marcam "Sabato in Piazza"

História e tradição marcam "Sabato in Piazza"

15 Mai, 2018 14:38:07 - Variedades

Urussanga (SC)

Italianidade, alegria e um clima de confraternização envolveu Urussanga durante a terceira edição do evento "Sabato in Piazza". A ação realizada na Praça Anita Garibaldi foi coroada com o famoso tombo da polenta gigante, de 200 quilos, feito pelo grupo Amici della Polenta. O evento contou com a participação das associações culturais italianas da cidade como Bellunesi, Trevisani, Veneta, Amici di Longarone e Movimento Ostrega.

A exposição "Ricordare", organizada pela Associazione Trevisani Nel Mondo di Urussanga, era composta por peças em tecido expostas entre o chafariz e o coreto da praça. A mostra apresentou uma linha do tempo, de 2018 a 1878, retratando os 140 anos de Urussanga por meio de histórias e fotos. "Um belo trabalho de pesquisa com imagens que nos fazem viajar no tempo e conhecer mais um pouco da nossa história", afirmou o visitante Adroaldo Luiz Apolinário.

A Associazione Bellunesi mostrou vídeos sobre a produção de vinho e um documentário da década de 40. A ação também teve cantos italianos com o grupo Amici della Polenta, artesanato da Associação Urussanguense de Assistência Social (AURAS), conversas em dialeto com o Movimento Ostrega, entre outras atividades.

O "Sabato in Piazza" é uma ação promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade em parceria com a Prefeitura Municipal com a proposta de enaltecer e valorizar a cultura italiana envolvendo todos os munícipes e trazer as comunidades para a Praça Anita Garibaldi a fim de reunir descendentes e envolver as pessoas interessadas em conhecer as histórias das famílias.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal