• História de sucesso e futuro promissor de Nicolas Coelho que iniciou na UNESC

    Nícolas iniciou trajetória no esporte na Unesc e segue surpreendendo dentro e fora das piscinas

História de sucesso e futuro promissor de Nicolas Coelho que iniciou na UNESC

17 Abr, 2020 19:02:36 - Educação

Criciúma (SC)

Nícolas Fonseca Coelho tem apenas 11 anos. Nem iniciou ainda sua trajetória acadêmica, mas já faz inúmeros planos para o futuro e tem a Unesc como peça fundamental na trajetória até aqui e na que pretende ainda percorrer. Vítima de um atropelamento quando tinha pouco mais de dois anos, o garoto teve uma das pernas amputada e precisou de acompanhamento com fisioterapeutas em prol do seu fortalecimento e da possível utilização de uma prótese para caminhar. É com a ajuda da Universidade que desde muito pequeno ele recebe atendimento nas Clínicas Integradas e, a partir disso, encara voos muito maiores do que ele mesmo poderia imaginar.

Dedicado aos exercícios, inteligente e muito bem-humorado, Nícolas não faltou uma sessão de fisioterapia sequer. Ao acompanhar a evolução do garoto e sua aptidão para superar desafios, a equipe da Universidade vislumbrou a possibilidade de que ele se tornasse um atleta da natação, modalidade oferecida gratuitamente por meio de parceria com a Judecri (Associação dos deficientes físicos de Criciúma). Se no início a ideia foi recebida com receio pela família, hoje é tida como início de uma mudança de vida.

A empolgação com a possibilidade, conforme a mãe Alessandra Borges foi instantânea. “Ele logo encarou o desafio e, como sempre faz, se entregou ao desafio”, garante. As dificuldades impostas pela falta de uma das pernas não foram, nem de longe, suficientes para que em algum momento Nícolas pensasse em desistir.

Ao longo dos anos, conforme ele mesmo, precisou passar por diversas cirurgias de correção, já que a estrutura de seu corpo continua em crescimento, o que afeta a perna amputada. Entre os períodos de treinos e pausa para novas recuperações, o garoto mostrou a que veio e, mais uma vez, surpreendeu a todos ao ser convidado para participar de competições.

Com treinos ainda mais intensos, a vida de Nícolas já tinha se transformado. A rotina do menino e de toda a família se transformou em prol da evolução no esporte e em todo o reflexo disso em sua vida pessoal. “Tivemos um período difícil, no qual o projeto na Universidade foi pausado e não tínhamos condições financeiras de viabilizar as aulas de forma particular. Foi aí que, mais uma vez, os amigos que fizemos na Universidade nos ajudaram a ir além e conseguiram uma vaga na equipe do colégio Marista”, lembra a mãe com brilho nos olhos.

Desta forma, de degrau em degrau, com o empurrãozinho da Unesc somado ao empenho incondicional da família e, principalmente, ao talento e determinação de Nícolas, o sonho de ser um grande atleta já se tornou realidade. No novo desafio o garoto conheceu seu ídolo Leonardo Schilling, profissional também fundamental em sua evolução nas piscinas.

De acordo com o nadador profissional, entre as maiores virtudes do pequeno amigo está a tranquilidade. “Ele não deixa nada o afetar. Está sempre sorridente, feliz. Isso é difícil de encontrar entre os atletas, pois geralmente ficamos ansiosos com competições. Ele é o oposto. Não liga para isso e sempre nada bem”, completa.

O futuro do pequeno nadador já campeão e destaque em competições por diversas vezes, para Schilling, é mais que promissor. “Tenho certeza de que ele vai estar em uma Paralimpíada em 2028 ou 2032”, afirma convicto.

O curso que pretende escolher na graduação Nícolas ainda não tem claro em sua mente, mas de uma coisa tem certeza: quer continuar nadando. “Isso sem dúvida nenhuma”, acrescenta.

Para a coordenadora do curso de Fisioterapia da Unesc, Ariete Inês Minatto, que acompanhou a história de Nícolas desde seus primeiros dias na Universidade, ver a batalha superada em cada uma das etapas e aquilo que continua sendo vencido a cada cirurgia é um grande exemplo. “Todos nós consideramos que ele é um dos nossos ‘pacientes superação` e que está a cada dia nos surpreendendo com suas vitórias dentro das piscinas ̃, comenta.

A rotina de treinamentos em 2020 seguia intensa até a chegada da pandemia ao país e a necessidade de isolamento social. Já ansioso pela volta à piscina, Nícolas até ensaia algumas braçadas na cama de casa para não perder a forma. Apesar da saudade das piscinas, Nícolas sabe que não será este o obstáculo que, depois de tantas barreiras superadas, irá lhe tirar do caminho do sucesso.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança