• Grupo de adolescentes recebe acadêmicos da Unesc

    Encontros mensais trabalham temas diferenciados. Nesta quinta-feira, o encontro foi com estudantes de psicologia

Grupo de adolescentes recebe acadêmicos da Unesc

28 Set, 2018 09:29:12 - Educação

Balneário Rincão (SC)

O grupo de adolescentes orientados pela Secretaria de Saúde de Balneário Rincão foi criado no mês de agosto e passou a trabalhar o Projeto de Vida e Saúde na Adolescência. Nesta quinta-feira, foi realizado o segundo encontro do grupo e contou com a participação do grupo de estudantes do curso de Psicologia da Unesc que tem uma abordagem chamada psicodrama. A professora do curso de psicologia da Unesc, Amanda Castro explica que psicodrama é uma psicoterapia em grupo ou individual que desenvolve a criatividade e faz com que os relatos dos pacientes sejam trabalhados através da dramatização.

A professora Amanda explicou que o grupo de acadêmicos que esteve em Balneário Rincão faz parte de uma liga que se reúnem uma vez por semana para terem aulas práticas e teóricas sobre a psicodrama. “É uma forma de aprofundar os estudos para poder utilizar a psicodrama como terapia”, destaca a professora. Segundo ela, o grupo trabalha com idosos, adolescentes e grupos LGBT. “Quando vamos ao asilo os idosos contam suas histórias e dramatizamos oportunizando até o fim sonhado pelo paciente”.

A psicóloga Gabriela Mendes, que atende no Ambulatório de Saúde Mental de Balneário Rincão, avaliou o encontro como positivo, pelo fato dos adolescentes terem seus relatos dramatizados pelo grupo de forma improvisada. “Este encontro foi um aprendizado para nós como equipe, pois conhecemos novas técnicas dentro da Psicologia”, enaltece Gabriela. Sobre o grupo de adolescentes formado, ela explicou que os encontros mensais são realizados na Associação do Bairro Mirassol e que o terceiro está marcado para o dia 25 de outubro e trabalhará o tema a “importância do estudo para o futuro”, com o professor de Educação Física Alessandro Rosa.

O Ambulatório de Saúde Mental de Balneário Rincão está com mais de mil integrantes cadastrados e além do atendimento individual nos consultórios, também tem os atendimentos em grupos, como os dos adolescentes. Também os integrantes do NASF de Balneário Rincão ajudam nos trabalhos em grupos. 

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE