• Governo de Urussanga (SC) segue cadastrando interessados em doar sangue

    Para integrar a ação, a pessoa deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde e preencher formulário de pré-triagem.

Governo de Urussanga (SC) segue cadastrando interessados em doar sangue

21 Jun, 2023 15:45:34 - Saúde

Urussanga (SC)

O Governo de Urussanga (SC), através da Secretaria Municipal de Saúde, possui um sistema de cadastro para interessados em participar de mutirões de doação de sangue. Para a ação, o transporte até o Hemosc de Criciúma (SC), é disponibilizado gratuitamente, com saída da Secretaria, assim que um número mínimo de participantes é alcançado.

Os interessados em participar do mutirão podem entrar em contato pelo telefone (48) 3465-1254 ou pelo WhatsApp (48) 99911-3903. É necessário preencher um formulário de pré-triagem, sendo que no dia da doação o voluntário deve apresentar um documento oficial com foto.

Segundo a secretária de saúde, Ingrid Zanellato, muitas pessoas têm a intenção de se tornarem doadoras ou de seguir doando, mas por questões de transporte e distância, acabam deixando de realizar a ação. "Por isso, mutirões como este, se tornam necessários. Assim seguiremos auxiliando na reposição de estoque dos hemocentros, e ajudando a salvar vidas. O sangue é essencial para tratamentos e intervenções urgentes e pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de morte, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. Doar sangue salva vidas, para ser mais exato, uma pessoa pode salvar até quatro vidas com apenas uma doação”, explica a secretária.

Junho Vermelho

O mês de junho, é conhecido como Junho vermelho - mês da doação de sangue, onde diversas campanhas são realizadas em todo o Brasil. "O Dia Mundial do Doador de Sangue foi celebrado no último dia 14 de junho, mas além de conscientizar este mês, escolhemos manter a campanha de cadastro para mutirões durante todo o ano, assim as pessoas podem seguir fazendo a sua parte e salvando vidas. Quanto mais interessados e cadastrados, com mais frequência realizaremos a ação", destaca Ingrid.

O intervalo mínimo entre doações é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. Mas é importante ressaltar que os homens podem doar no máximo 4 vezes em 12 meses e as mulheres 3 vezes nesse mesmo período. Para pessoas com mais de 60 anos, o intervalo mínimo entre as doações é de 6 meses.

Para mais informações sobre doação de sangue, acesse: hemosc.org.br/doacao-de-sangue.html

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE