• Governo de Santa Catarina lança investimento milionário à cultura

Governo de Santa Catarina lança investimento milionário à cultura

23 Mai, 2023 10:06:16 - Política

Florianópolis (SC)

Nesta segunda-feira (22/5/2023), durante um evento que contou a presença de diversas autoridades, entre elas o governador Jorginho Mello (PL), o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, e o presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Rafael Nogueira, o governo do Estado anunciou o investimento de mais de R$ 20 milhões em incentivo à cultura para 2023, referentes à Lei de Incentivo à Cultura e à Lei de Incentivo ao Esporte. Esta foi a última seletiva referente às Chamadas Públicas dos Editais nº 01/2022 e nº 02/2022.

Em seu discurso, o presidente da Celesc ressaltou que serão selecionados somente projetos que garantam 100% de aproveitamento fiscal com o incentivo realizado. Os projetos também devem estar plenamente alinhados aos princípios estabelecidos no Código de Conduta Ética, da Política Socioambiental, dos valores e missão corporativa da estatal.

Já o presidente da Fundação Catarinense de Cultura salientou que esse dinheiro ajudará a incentivar bons projetos que, por falta de verba, acabam ficando parados.

Entre os projetos aprovados, três são da área da cultura e um projeto do esporte, e são referentes aos editais de 2022.

Além do investimento, foi anunciado que os novos editais do Programa de Incentivo à Cultura serão lançados no início de junho, por meio de chamada pública, e poderão participar da seleção pessoas físicas ou jurídicas que tenham propostas no PIC aprovadas pela FCC.

Mesmo com o anúncio de mais este alto investimento do governo em prol da sociedade, os holofotes voltados ao governador Jorginho chamavam atenção para outro assunto. Na verdade, para um problema que precisa de atenção com urgência, a saúde do estado. E foi  sobre isso que ele foi questionado insistentemente pela imprensa.

Foco na falta de leitos

O sistema de saúde no estado vem sendo tema recorrente nesta coluna. A sensação é que, a cada hora o problema aumenta ou surge um novo, dificultando ainda mais a vida do governo que não está conseguindo, de fato, sanar nenhum deles. E a semana já começou com mais polêmica no setor envolvendo uma dificuldade antiga, que é a falta de leitos no Estado. O governador Jorginho Mello (PL), que já vinha conversando com a Secretária de Saúde, Carmen Zanotto (Cidadania), desde o final de semana, se reuniu com ela ontem a noite para tentarem, juntos, buscar a melhor solução. Ele já admitiu que, se preciso for, irá arcar com custos para transporte de pacientes para outros estados, mas que também planejam outras soluções, como aumentar o número de leitos credenciados.


De acordo com a Secretaria de Saúde, nesta segunda-feira havia 1183 leitos ativos no Estado. Destes, 824 adultos, 238 neonatal e 121 pediátricos e foram abertos mais dois leitos de UTI neonatal no Hospital Regional de São José (HRSJ). Até o final da semana serão abertos mais cinco. Dessa forma, a unidade duplicará o número de leitos, passando de 10 para 20. Será que serão suficientes?

Planos

A Secretaria de Saúde informou também que a partir do decreto de situação de emergência em saúde pública nos hospitais da Grande Florianópolis está prevista a ampliação e a construção de uma nova emergência no Hospital Infantil Joana de Gusmão, além de mais 20 leitos de UTI para o mesmo hospital. Na Maternidade Carmela Dutra, além de todas essas melhorias internas, a proposta é também ampliar os leitos de UTI. Já no Hospital Regional os planos são para uma nova emergência, com a ampliação da estrutura atual. A SES renovou, no início do mês de março, os contratos com sete unidades hospitalares para o atendimento dos pacientes infantis. Essas unidades complementam a rede própria da Secretaria. Vamos torcer para que os “planos” saiam do papel o mais rápido possível, porque, enquanto isso, as emergências seguem lotadas e a população sem leitos

AEMFLO e CDL

A Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (AEMFLO) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São José receberam na tarde de ontem o senador Jorge Seif e empresários da região para falar sobre as demandas da classe produtiva ao parlamentar. Segundo o presidente das entidades, Gilberto Rech, bandeiras históricas que compõem o planejamento como o aprimoramento do projeto de medidas contra corrupção, a Reforma Política, a Reforma e simplificação da legislação tributária e trabalhista e a ampliação do teto simples nacional, foram discutidas com o senador.

Oportunidade

Entre os dias 23 e 25 de maio, pessoas de todo o Brasil poderão participar gratuitamente da 7ª edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos da Estácio. Durante a realização do evento, serão ofertadas mais de 100 mil vagas em grandes companhias de todo o País, com oportunidades presenciais, híbridas ou até mesmo remotas, além de vagas com e sem exigência de diploma. Alunos, ex-alunos, estudantes de todas as partes do país - mesmo sendo de outras instituições - e profissionais que buscam recolocação ou até mesmo quem deseja ficar antenado com as tendências do mercado de trabalho vão concorrer a uma das oportunidades de empregos ou estágios. Para acessar o conteúdo, os interessados devem fazer o pré-cadastro por meio do link: https://www.carreirasedu.com.br/feiradeestagio.

SCGás

Nesta quarta-feira (24/5/2023), a Companhia de Gás de Santa Catarina irá recepcionar com boas-vindas o Sr. Otmar Josef Müller, novo Diretor Presidente da distribuidora. O evento será de caráter interno, precedendo a cerimônia de posse, que deverá acontecer em junho.

Indicado pelo Governador Jorginho de Mello e validado pela CELESC, acionista majoritário da SCGÁS, o criciumense assume o cargo antes exercido pelo eng. Willian Lehmkuhl, empregado de carreira da Companhia.

PELO ESTADO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança