• Governo de Maracajá empresta respirador artificial ao Hospital Regional de Araranguá

Governo de Maracajá empresta respirador artificial ao Hospital Regional de Araranguá

09 Mar, 2021 15:55:27 - Saúde

Maracajá (SC)

A Administração Municipal de Maracajá, por meio do Departamento de Saúde, emprestou no último domingo, dia 7, ao Hospital Regional de Araranguá (HRA), um respirador artificial, para ser utilizado em pacientes com Covid-19.

No final de semana, a direção da unidade hospitalar emitiu uma nota falando da sobrecarga nos atendimentos de pessoas infectadas com o coronavírus. Sensibilizados com funcionários e familiares dos infectados, o Departamento de Saúde de Maracajá, disponibilizou o ventilador pulmonar, que havia sido adquirido no final de 2020 e nunca havia sido usado. "O HRA está com lotação máxima na UTI Geral e UTI Covid-19, e a clínica de internação de pacientes para Covid-19 estão todas 100% ocupadas e com todos os equipamentos de ventilação ocupados. Diante dessa situação, e sabendo que a unidade atende também pessoas de Maracajá, disponibilizamos de imediato o empréstimo", disse a diretora de Saúde, Michele Constantino Gonçalves.

Ela salientou que o aparelho nunca foi usado, pois não teve nenhuma demanda de emergência. "O equipamento será utilizado pelo HRA durante o combate ao coronavírus. Após o encerramento do período mais crítico da pandemia, o ventilador volta para Unidade Básica de Saúde José Thomaz da Silveira, onde funciona o Pronto Atendimento, na Vila Beatriz", explica Michele.

Respirador Artificial

O ventilador pulmonar serve para auxiliar os pacientes com insuficiência respiratória (falta de capacidade de respirar sozinho). O aparelho funciona administrando a quantidade de ar que entra e sai do pulmão e controlando a mistura de gases utilizada e a quantidade de oxigênio. No caso da covid-19, o ventilador ajuda a manter o paciente vivo (sem conseguir respirar adequadamente, há a chance de morte), enquanto outros procedimentos são usados para combater a infecção viral.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança