• Governo de Içara promove primeiro encontro à elaboração do PMIA

    O Plano Municipal para a Infância e Adolescência é um documento utilizado para identificar os problemas locais que mais afetam a vida dos

Governo de Içara promove primeiro encontro à elaboração do PMIA

08 Nov, 2022 16:40:39 - Saúde

Içara (SC)

Com o objetivo de conduzir à institucionalização da política municipal em favor da infância e da Adolescência o Governo de Içara, por meio de ação integrada entre as secretarias de Saúde; Educação, Ciência e Tecnologia e de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, promoveu nesta segunda-feira (7/11) a primeira oficina para elaboração do Plano Municipal para a Infância e Adolescência (PMIA).

“Um plano como esse, pensado para crianças e adolescentes, é fundamental na formação do ser humano, pois é aí que se plantam os valores, princípios, o caráter e a personalidade. Até porque, se pararmos para pensar, o pior bandido já foi um bebê, algo errado aconteceu no meio do caminho, daí a importância de desenvolvermos um trabalho que mapeie, identifique e crie soluções para o desenvolvimento saudável de todas as crianças e adolescentes de nossa cidade”, destacou a prefeita Dalvania Cardoso.


“Esse é mais um trabalho do governo feito por muitas mãos. As ações integradas entre as secretarias, com certeza, geram resultados ainda mais eficazes para o cidadão içarense”, avaliou o secretário Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Eduardo Zata, coordenador do PMIA. “O Plano é um documento de planejamento que identifica os problemas locais que mais afetam a vida das crianças e dos adolescentes no município e aponta estratégias e soluções”, emenda a articuladora do projeto, Pedra Silvano.

Primeira oficina

O primeiro encontro teve como mediadora a Assessora Social e especialista em Gestão Social de Políticas Públicas, Mariana Jacques. Na ocasião foram abordados temas para que o primeiro passo seja dado, ou seja, para que o diagnóstico seja construído de forma consistente pelos envolvidos na elaboração do PMIA.

“É preciso cuidar de alguns pontos relevantes na elaboração do PMIA como, por exemplo, a caracterização do município, a apresentação da estrutura da Prefeitura, histórico de indicadores, levantamento e sistematização dos planos, projetos e ações, levantamento de problemas centrais e suas causas e efeitos e a relação dos subtemas com os ODS. Estamos iniciando um projeto que vai, tenho certeza, contribuir muito com Içara”, ressaltou Mariana.


O encontro contou, ainda, com a participação dos secretários de Saúde, Sandro Ressler, de Educação, Rose Reynaud, associações e os colaboradores das secretarias envolvidas na construção do PMIA.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE