• Governo de Criciúma (SC) promove Dia D de vacinação contra gripe neste sábado

Governo de Criciúma (SC) promove Dia D de vacinação contra gripe neste sábado

10 Abr, 2024 20:33:04 - Saúde

Criciúma (SC)

Uma oportunidade para as pessoas que não têm disponibilidade de realizar a vacina contra a Influenza (gripe) durante a semana. Neste sábado (13), o Governo de Criciúma (SC), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá o “Dia D” de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Das 8h às 17h, a dose do imunizante, além das demais vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúde (MS), estarão à disposição dos moradores.

Em virtude do aumento de casos de doenças respiratórias em todo o país, o MS decidiu, neste ano, antecipar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, destinada à população que faz parte dos grupos prioritários. “É importante que as pessoas mais suscetíveis a evoluir para casos mais graves de Influenza procurem as unidades de saúde para se vacinarem”, ressalta o gerente de Vigilância em Saúde de Criciúma, Samuel Bucco.

Criciúma recebeu mais de 29 mil doses da vacina

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), distribuiu para Criciúma, até o momento, mais de 29 mil doses da vacina contra a Influenza. A quantidade corresponde a 32% do total de doses que a cidade receberá até o final da campanha.

De acordo com Bucco, 52 mil pessoas pertencem aos grupos prioritários em Criciúma. “Até o momento, a cobertura vacinal chega a 17%. Para atingirmos os 90% do público-alvo, intensificamos as ações de vacinação nas UBSs, nas escolas e, agora, com o ‘Dia D’ de vacinação”, destaca.

Vacina trivalente (Influenza)

A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é a trivalente e protege contra os principais vírus Influenza em circulação no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e vírus influenza B. “A vacina não causa gripe e pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. As crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias”, finaliza Bucco.

Confira os grupos prioritários a serem vacinados:

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
- Trabalhadores da Saúde
- Gestantes e puérperas (mães até 45 após o parto)
- Professores do Ensino Básico e Superior
- Povos indígenas e quilombolas
- Idosos com 60 anos ou mais de idade
- Pessoas em situação de rua
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Profissionais das Forças Armadas
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
- Trabalhadores Portuários
- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança