• Fórum municipal realiza ação para tratar de políticas sobre drogas em Criciúma (SC)

    O evento abordou o papel do jornalismo para auxiliar na prevenção e combate ao uso de entorpecentes.

Fórum municipal realiza ação para tratar de políticas sobre drogas em Criciúma (SC)

20 Jun, 2023 19:01:03 - Geral

Criciúma (SC)

A 1ª edição do ‘Fórum Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool, Produtos Fumígenos e Vaporadores e Outras Drogas’, debateu as principais ações que podem auxiliar no combate as drogas em Criciúma (SC). O evento que ocorreu na última segunda-feira (19/6/2023) no auditório 2 da UniSatc, reforçou o papel do jornalismo na divulgação de notícias para auxiliaram na prevenção e combate ao uso de entorpecentes. 

A iniciativa é uma parceria entre a Câmara de Vereadores e o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (Comad) e contou com a presença de autoridades ligadas a causa, entre essas, estava a presidente do Comad, Grasiela Debolita Gregório, que justificou a escolha da Satc para esta 1ª edição. “Escolhemos este espaço, pois conta com a presença de um renomado curso de jornalismo. Queremos que os acadêmicos, futuros jornalistas, se envolvam com a causa”, destaca. 

Foi assunto na ação, a função da imprensa na divulgação de notícias que combatem e previnem o uso de drogas. “A utilização de substâncias é apenas a ponta do iceberg, temos várias coisas que culminam na utilização, uma delas podendo ser a falta de informação adequada. Então, o jornalista precisa ter o contato com entidades para compartilharem as informações. Tendo como intuito de combate ou prevenção, para que o leitor entenda com clareza, o risco e as relações inerentes ao consumo de álcool e outras drogas”, ressalta Grasiela. 


Ponto importante também, foi a desinformação causada pelos influenciadores digitais nas redes sociais, relacionadas as drogas. “Hoje os influencers têm uma abrangência grande nas redes sociais. Em muitos casos acabam espalhando desinformação para o seu público, sem qualquer conhecimento técnico e científico sobre o assunto. Por isso, que é tão importante a propagação do papel do jornalista”, ressalta a presidente do Comad. 

Quem participou do Fórum também, foi o vereador, Manoel Rozeng da Silva, que destacou a união entre o jornalismo e as instituições, como o CAPS e a Comad. “Precisamos dos profissionais de imprensa, para ajudarem a compartilhar os projetos que buscam melhorar a situação dos usuários de álcool e outras drogas. Para que essas organizações sejam divulgadas apropriadamente, para quem porventura, precisar frequentar”, finaliza. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal