• Forquilhinha recebe personalidades renomadas durante o Seminário

Forquilhinha recebe personalidades renomadas durante o Seminário

04 Out, 2021 14:27:14 - Geral

Forquilhinha (SC)

A cidade de Forquilhinha, no Sul de Santa Catarina, reúne personalidades renomadas de diversas instituições do Brasil e Mundo para discutir os diversos níveis de políticas públicas, durante o Seminário Nacional e Internacional de Políticas Públicas para a Primeira Infância - Um Tributo a Zilda Arns. O encontro acontecerá nos dias 6 e 7 de outubro, no auditório do Hotel Oma Zita. Os olhares do mundo estarão concentrados para a cidade que é terra natal da médica, que fundou a Pastoral da Criança e morreu em 2010, durante o terremoto no Haiti. Últimas vagas presenciais podem ser feitas, gratuitamente, pelo site CLIQUE AQUI onde consta a programação completa.  Ao todo, o seminário já conta com 142 inscritos presenciais, dentro das normas sanitárias do governo do estado e mais de 200 participantes que irão acompanhar a transmissão de forma online.

“É gratificante perceber a alegria dos homenageados em vir para a terra natal de Zilda Arns e receber a maior honraria concedida pelo município, o prêmio Medalha Zilda Arns de boas práticas, que perpetua o nome desta que tanto se dedicou à primeira infância. Eles se sentem honrados e isso nos emociona, pois percebemos que o objetivo está sendo alcançado. Além de discutir as políticas públicas que são tão importantes para a primeira infância e também  proporcionarmos um evento de ponta a nível nacional e internacional”, relata a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lilian Arns.

O prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, destaca também a importância do evento para a cidade. “Dra. Zilda Arns é uma personalidade que deixou um grande legado para o Brasil e o mundo. A cidade de Forquilhinha sente-se honrada em poder sediar esse encontro e irá inaugurar um memorial para manter viva a memória, já que a forquilhinhense foi uma das maiores promotoras dos direitos da criança e do adolescente e fundadora da Pastoral da Criança”, comenta.

Medalha Dra. Zilda Arns

Doze personalidades e entidades serão homenageadas nesta sétima edição com a medalha "Zilda Arns Neumann", por  se destacarem no seu trabalho em favor de crianças e adolescentes. A honraria será entregue na quarta-feira (6), durante a abertura do seminário. São eles, Acer Brasil e Jonathan Hannay, da Inglaterra; José Raimundo Carneiro de Oliveira, jornalista da Rede Globo, de Salvador; o vice-presidente da Fraternidade Sem Fronteiras, Ranieri Lima Dias, da África; Irmã Rosi Bertoldo, de REPAN, de Manaus; Irmã Maria Henriqueta Cavalcanti, da Comissão Justiça e Paz da CNBB, de Belém; Luis Pederneras, Presidente do Comitê dos Direitos da Criança da ONU; Padre José Rosario Marroquin Farrera, da Pastoral De Pueblos Originarios Y Afromexicanos, do México; a Desembargadora Rosane Portella Wolff, de Florianópolis; a Delegada Waldelice da Silva Carneiro, de Macapá, a Fundación Fe Y Alegría, da Colômbia e o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora Regional de Apiúna, Ascurra e Rodeio.

A promoção do evento é do Governo de Forquilhinha em parceria com a Pastoral da Criança, UNICEF,  CMDCA,  e Instituto Arns,  e conta com o apoio da Unesc, Fecam, Rede Nacional Primeira Infância, Movimento Nacional Direitos Humanos, Fundação Abrinq, entre outros.

Programação 

Dia 06/10/2021

8:00 – Credenciamento
8:30 - Abertura e Cerimônia de Outorga do Prêmio Medalha Zilda Arns de Boas Práticas para a Primeira Infância
10:00 h – Mesa 1 - AS INFÂNCIAS NO MUNDO
Painel 1 -   Tema: A Proteção à Infância em tempos de pandemia -  Luís Pedernera Reyna – Presidente do Comitê dos Direitos da Criança da ONU e Comissão Interamericana de Direitos Humanos
Painel 2 -  Tema: Participação Cidadã no Fortalecimento da Proteção à Infância nas mídias sociais -  José Raimundo Carneiro de Oliveira (Zé Raimundo) – Jornalista – Rede Globo
Facilitador: Carlos Nicodemos -  Movimento Nacional Direitos Humanos e Projeto Legal RJ
12:30 h Intervalo para almoço
13:30 h - Mesa 2 - Tema:  O PAPEL DA SOCIEDADE CIVIL NA PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Painel I – Maria Isabel Quiros Jimenez – Fundacion Fe y Alegria – Colombia
Painel II – Padre José Rosario Marroquin Farrera – Pastoral de Pueblos Originarios Y Afromexicanos - México
Painel III -  Ranieri Lima Dias - Fraternidade Sem Fronteiras - Mato Grosso do Sul
Painel IV – Carlos Nicodemos - MNDH Movimento Nacional Direitos Humanos e Projeto Legal RJ
Facilitador:  Maristela Cizeski – Pastoral da Criança Internacional e Presidente do CEDCA/SC

Dia 07/10/2021

8:30 h  -  Mesa 3 – O SGD E A  PROTEÇÃO À INFÂNCIA NO SISTEMA DE JUSTIÇA
Painel I: Delegada Waldelice da Silva Carneiro - Amapá
Painel II: Juíza Sandra Merenda – Porto Velho Rondônia
Painel III: Desembargadora Rosane Portela Wolff - SC
Facilitador:  Cleber Paes – advogado – Vice presidente do CEDCA/SC
12:00 h Intervalo para almoço
13:30 h Mesa 4 – DESAFIOS NO CUIDADO DA INFÂNCIA
– ALTERNATIVAS AO ACOLHIMENTO
Painel I - ACERBRASIL - Jonathan Hannay  ( Inglaterra)
Painel II – Família Acolhedora da Comarca Ascurra – SC
Facilitador:  Janice Merigo - FECAM
– O COMBATE AO TRÁFICO DE CRIANÇAS
Painel III – Ir Roselei Bertoldo – Rede Um Grito Pela Vida - REPAN - Manaus - AM
Painel IV -  Ir. Marie Henriqueta Ferreira Cavalcanti -  Comissão Justiça e Paz da CNBB - Pará
Facilitador:  Lilian Arns – Presidente do CMDCA Forquilhinha,  Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança e Presidente do Instituto Arns
17:30 Encerramento

GERENTE DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE