• Formação continuada para elaboração coletiva das Diretrizes Curriculares em Içara (SC)

    Cerca de 65 professores dos anos iniciais da rede municipal estão participando dos encontros.

Formação continuada para elaboração coletiva das Diretrizes Curriculares em Içara (SC)

21 Jun, 2023 17:34:51 - Educação

Içara (SC)

Os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Içara (SC) estão participando de formação continuada para a elaboração das Diretrizes Curriculares dos Anos Iniciais, conforme orienta a resolução que institui a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Educação Básica. Ao todo, 65 profissionais inscreveram-se para contribuir no processo de elaboração deste documento. Os encontros acontecem no auditório do Paço Municipal Ângelo Lodetti, no Centro da cidade.

A BNCC indica que as decisões pedagógicas devem estar orientadas para o desenvolvimento de competências, sendo trabalhados tanto o conhecimento teórico, quanto a aplicação prática, incluindo conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

“Para garantir a qualificação contínua da educação pública municipal, é crucial que os profissionais da educação tenham a oportunidade de compreender os marcos legais educacionais atuais, aplicar habilidades e competências e trocar experiências dos seus espaços educativos. Além disso, é importante que este documento atenda às necessidades da rede sendo definida e validada pela comissão representativa elaboradora, visando orientar e apoiar as unidades educacionais e docentes”, explica Patrícia Minotto, coordenadora pedagógica dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.


A cada encontro serão trabalhados textos-base que abordarão temas do Currículo do Ensino Fundamental, pautados na Base Nacional Comum Curricular e no Currículo Base do Território Catarinense. Os encontros integrarão aprofundamento teórico, leitura, discussão e socialização de experiências exitosas dos professores e gestores. Com reuniões mensais e uma carga horária de 56 horas, o curso iniciou em abril e está previsto para se encerrar em outubro.

No ano passado, os professores da Educação Infantil do município também realizaram formação para a elaboração das Diretrizes alinhadas à BNCC voltadas para esta etapa da educação. “A qualificação é extremamente necessária para continuarmos prestando um trabalho de qualidade e equidade buscando a melhoria constante dos resultados, potencializando talentos e transformando vidas através da educacão”, pontua Rose Reynaud, secretária de Educação, Ciência e Tecnologia.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança