• Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens completa 175 anos em Araranguá

Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens completa 175 anos em Araranguá

04 Mai, 2023 15:31:29 - Geral

Araranguá (SC)

Nesta quarta-feira, dia 4 de maio, os devotos da padroeira de Araranguá (SC), Nossa Senhora Mãe dos Homens, celebram o momento central da romaria e festa que, nesta edição, completa 175 anos de história.

Considerada a maior festividade religiosa do Sul catarinense e patrimônio cultural de natureza imaterial do povo araranguaense, as tradicionais festividades são realizadas pela Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, a mais antiga da Diocese de Criciúma e elevada a santuário em 2018.


Pela manhã, foi celebrada a missa solene presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, e concelebrada pelo reitor, padre Maxssuél da Rosa Mendonça, e diversos padres. “A mãe sabe que todos nascemos para participar de uma grande festa e, assim como nas Talhas de Caná, ela intercede por nós junto ao seu filho e não nos deixa faltar aquilo que necessitamos”, disse o epíscopo durante a sua homilia, evidenciando a tradicional caminhada de evangelização da cidade. “Deus olha para o coração de cada um e não esquece dos seus filhos, nesses 175 anos muitos serviram por amor e prepararam as festividades para Nossa Senhora, uma festa terrena que antecede a grande alegria que nos aguarda no céu”.

Padre Maxssuél da Rosa Mendonça, reitor do Santuário Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, agradeceu a todos os noveneiros, festeiros e equipes de apoio. “Cada pessoa com a sua singularidade faz a diferença, colaborando e enchendo o coração de Nossa Senhora com amor e alegria, Deus seja louvado por tantos homens e mulheres que se dedicam para promover esse amor infinito do Pai”, disse o sacerdote.

Um pouco mais sobre a Paróquia Santuário


Formada por 14 comunidades, a Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens é a mais antiga da Diocese de Criciúma. Elevada a Santuário Diocesano em 4 de maio de 2018, sua atual Igreja Matriz é o terceiro templo construído tendo suas obras iniciadas em 1954 e concluídas no ano de 1957.

Imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens

Dos 175 anos da tradicional romaria e festa, 151 edições foram realizadas com a atual imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Esculpida em madeira, a obra chegou na cidade de Araranguá em 1872, através da embarcação batizada com o nome Jovita.


A arte possui 160 centímetros de altura, é uma obra expressiva de arte sacra e foi talhada na cidade de Salvador, na Bahia. Um museu, no Centro Pastoral localizado aos fundos do Santuário, conta mais detalhes sobre a história da imagem e guarda os vestidos e objetos utilizados durante as festividades ao longo dos anos.

SETOR DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal