• Feesc reúne-se com direção e professores do campus da UFSC de Araranguá

Feesc reúne-se com direção e professores do campus da UFSC de Araranguá

05 Abr, 2019 13:56:42 - Geral

Araranguá (SC)

O diretor do campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Araranguá, Eugênio Simão; o vice-diretor Anderson Luiz Fernandes Perez e cerca de 15 professores da unidade receberam nesta quinta-feira, 4, à tarde, uma comitiva de gestores da Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc), que apresentou a fundação, as atividades desenvolvidas pela entidade no gerenciamento administrativo e financeiro de projetos e os benefícios para os docentes.

O encontro ocorreu na sala A 114 da Unidade de Graduação e Administrativo do campus de Araranguá, localizado no Bairro Jardim das Avenidas, e durou mais de uma hora. Atualmente, a Feesc é credenciada como fundação de apoio na gestão administrativa e financeira de projetos desenvolvidos na UFSC, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Pela Feesc participaram o diretor especial Luiz Gonzaga de Souza Fonseca; o vice-diretor do Centro Tecnológico da UFSC e ex-diretor do campus Araranguá, Sérgio Peters; o gerente de projetos João Hélio Martins; e a gerente executiva Angela Silveira. "Foi um encontro muito produtivo. Fomos muito bem recebidos e conseguimos dirimir muitas dúvidas dos professores", avaliou Angela. "Foi mais um passo importante da Feesc para aproximar a academia da sociedade", observou.

Legislação

A Feesc gerencia mais de 200 projetos ligados a órgãos e instituições dos sistemas público e privado. Isso é possível porque as universidades federais dispõem de uma legislação específica que regulamenta essa relação tripartite, entre universidade, entidade e fundação, permitindo a transferência de recursos para as universidades e de ciência e tecnologia para o mercado. Amparado pela legislação, o modelo promove contratos fundacionais, que legitimam a relação entre professores e pesquisadores com as demandas que chegam às instituições.

A Fundação Stemmer foi criada pela Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) em 18 de maio de 1966. É credenciada por ato conjunto dos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e Inovação como fundação de apoio à UFSC, incluindo-se dentre as suas atividades o gerenciamento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico. Também está autorizada, desde novembro de 2012, a atuar como fundação de apoio ao IFSC. E em maio de 2017 foi credenciada pela Udesc para atuar como uma de suas fundações de apoio. 

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE