• FECAM participa da Marcha dos Prefeitos em Brasília (DF)

    O evento ocorre de 27 a 30 de março e deverá reunir mais de 8 mil lideranças do país em defesa da pauta municipalista.

FECAM participa da Marcha dos Prefeitos em Brasília (DF)

28 Mar, 2023 16:51:32 - Política

Brasília (DF)

A partir desta segunda-feira (27/3/2023), 130 prefeitos catarinenses desembarcam na Capital Federal para a 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento ocorre de 27 a 30 de março e deve reunir mais de 8 mil pessoas em defesa da pauta municipalista. Uma das responsáveis pela mobilização dos participantes catarinenses, a Federação dos Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) estará presente com um estande institucional durante o evento.

Além dos prefeitos, outros cerca de 450 representantes irão à Marcha, entre vice-prefeitos, secretários municipais e servidores. “A FECAM esteve em constante mobilização com as associações, convocando os prefeitos e ressaltando a importância de levarmos a nossa voz para a Marcha. Nossa  presença em Brasília é de suma importância para que possamos expor as nossas reivindicações e mostrar o nosso poder de articulação”, afirma a presidente da Federação, Milena Lopes, prefeita de Vargem.

Na pauta dos representantes de Santa Catarina estão temas como a reforma tributária, o piso salarial do magistério, saneamento básico, o Censo Demográfico e o Fundo de Participação dos Municípios. “São temas que afetam diretamente a nossa gestão orçamentária", explica a presidente da FECAM. “Além disso, estamos buscando agendas junto às secretarias e ministérios para levar nossas pautas específicas e promover uma aproximação da FECAM com os órgãos federais”, completa Milena.

Na terça-feira (28), após a programação da Marcha, a FECAM estará presente na reunião do Fórum Parlamentar Catarinense.  O principal objetivo da reunião é expor para os parlamentares catarinenses em Brasília as maiores demandas dos municípios de Santa Catarina. Na pauta do encontro estão a reforma tributária, pacto federativo, pisos salariais (Magistério e Enfermagem), Censo Demográfico, Fundo de Participação dos Municípios, PL 196/2020, PL 1453/2019,  extinção da Funasa, ICMS/ISS e transferências especiais.

Sobre a FECAM

A Federação dos Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) foi fundada em 1976 com o objetivo de fortalecer a gestão pública municipal e promover o desenvolvimento dos municípios catarinenses. Além da articulação política junto a órgãos estaduais e federais, realiza diversas atividades em benefício dos municípios catarinenses como a prestação de serviços de assessoria técnica e a promoção de capacitações e treinamentos para gestores municipais. A FECAM também é responsável pela defesa dos interesses dos municípios catarinenses junto às esferas governamentais, bem como pela promoção do diálogo e da cooperação entre os diferentes municípios do estado.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE