• Fecam dá as boas-vindas aos novos conselheiros tutelares de Santa Catarina

Fecam dá as boas-vindas aos novos conselheiros tutelares de Santa Catarina

12 Jan, 2024 09:04:50 - Santa Catarina

Vargem (SC)

Nesta quarta-feira (10/1/2024), os 295 municípios catarinenses empossaram os 1.500 novos conselheiros tutelares que atuarão no exercício 2024-2028. A presidente da Federação dos Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (Fecam), Milena Lopes, prefeita de Vargem (SC), conduziu a posse da nova representante do município e a suplente e, em nome destas, deu  as boas-vindas a todos os novos membros dos conselhos tutelares do Estado.

“Quero aqui desejar a todos os conselheiros um mandato de muita defesa, e  muita proteção a nossas crianças e adolescentes“, declarou a presidente. “A partir dessa data a Fecam e as 21 associações de municípios permanecem à disposição para prestar todo auxílio necessário aos novos membros dos conselhos tutelares”, completou.

Ao longo de 2023, a Fecam teve uma participação ativa em todo o processo de eleição dos novos conselheiros, em uma votação que teve presença massiva de eleitores no dia 1º de outubro. A Federação fez parte do Grupo de Trabalho que atuou no processo de eleição, composto por representantes do Ministério Público, Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares (ACCT), Secretaria de Estado da Assistência Social (SAS) e Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas–SC).

Entre as ações realizadas com apoio da FECAM, estiveram a elaboração de leis municipais, auxílio na publicação dos editais de eleição, orientação a interessados e candidatos e apoio às comissões municipais, além de três transmissões ao vivo com orientações sobre o processo de escolha. Junto ao Grupo de Trabalho, a Fecam realizou um plantão no dia da votação e, após as eleições, foi promovida a capacitação de mais de 1.400 conselheiros municipais eleitos.

“É uma data extremamente importante, pois hoje os novos conselheiros tutelares assumem o compromisso de zelarem pelas crianças e adolescentes em nosso estado. Desejamos sucesso e que lembrem e levem consigo a importância e o compromisso que têm com as políticas públicas voltadas à infância e adolescência”, enfatiza Janice Merigo, assessora de Políticas Públicas da Fecam.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE