• Famílias partilham lembranças em visitas a parentes falecidos em Içara (SC)

Famílias partilham lembranças em visitas a parentes falecidos em Içara (SC)

02 Nov, 2023 18:59:53 - Geral

Içara (SC)

A chuva não impediu que as pessoas fossem visitar os parentes falecidos nesta quinta-feira (2/11/2023), Dia do Finados, no Cemitério Municipal Bom Pastor, no Bairro Primeiro de Maio, em Içara (SC). O movimento de pessoas não foi intenso, mas constante durante a manhã e a tarde em outros cemitérios do Município.


As paróquias da Diocese São José de Criciúma (SC) realizaram uma programação de missas para celebrar a vida daqueles que já cumpriram a missão terrena.


A origem do Dia dos Finados remete ao Século II, quando os cristãos começaram a rezar pelos falecidos e visitar os túmulos. Na liturgia da Igreja Católica, a semana é marcada ainda pelo Dia de Todos os Santos, que enaltece os homens e mulheres que viveram com o coração voltado a Jesus Cristo.

Saiba Mais

Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos quando visitavam os túmulos dos mártires. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos já esquecidos. O abade Odilo de Cluny, no final do século X, pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigavam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII essa data passa a ser oficialmente celebrada em 2 de novembro, um dia após a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12;  1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46) e é suportada por uma prática de quase dois mil anos.


O sepultamento dos mortos nas igrejas ou nos seus imediatos arredores permitia à comunidade sentir a continuidade da presença dos seus entes queridos na proximidade das suas vidas terrenas, ajudando a cimentar o conceito da Igreja enquanto comunidade peregrina (os vivos), sofredora (as almas em purificação no Purgatório) e triunfante (as almas santas no Paraíso). Se o dia de Todos os Santos celebrava estes últimos, principalmente os santos anónimos, o dia de Fiéis Defuntos honrava as almas do Purgatório e por estas eram oferecidas orações e sacrifícios. (Wikipédia).

REDAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal