Fabiano De Bona defende Lei que proíbe fogos de Artifício em Urussanga (SC)
Urussanga (SC)
O vereador Fabiano De Bona, do PL, destacou a importância da lei que proíbe o manuseio e a utilização de fogos de estampido e artefatos pirotécnicos com efeitos sonoros no município. O projeto, conhecido como PL 29, foi criado em 2021 e aprovado por unanimidade na casa.
Durante sua fala, De Bona enfatizou que a sua iniciativa foi uma continuação do trabalho do ex-vereador Braz Cizeski, que havia iniciado a tramitação da proposta. “Essa lei é muito importante, pois funciona como um mecanismo de proteção à saúde pública. Os efeitos sonoros dos fogos causam sérios impactos em pessoas com condições como autismo, sensibilidade auditiva e transtornos de ansiedade”, explicou o vereador.
Além da proteção às pessoas, De Bona também abordou a questão da segurança e prevenção de acidentes causados pelo uso inadequado de fogos de artifício, que podem levar a amputações e outros ferimentos graves. “É fundamental lembrar que essa lei também protege os animais, que possuem uma audição muito mais apurada do que a nossa. Eles são extremamente sensíveis ao barulho”, afirmou.
O vereador deixou claro que a fiscalização e o cumprimento da lei não são responsabilidades dele, mas sim do Poder Executivo e das autoridades competentes. “Quem tem que cobrar isso é o Poder Executivo e a polícia. A lei está aprovada e deve ser cumprida na íntegra”, concluiu De Bona.
ASSESSORIA DE IMPRENSA