• Exposição e recital fecham programação de comemoração do aniversário da Acic

    O encontro na sede da entidade uniu música de câmara, em violino e viola, peças de tapeçaria, talento, arte e técnicas apuradas.

Exposição e recital fecham programação de comemoração do aniversário da Acic

02 Jul, 2023 19:22:20 - Variedades

Criciúma (SC)

A programação em celebração aos 79 anos da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) foi fechada numa noite especial proporcionada pelo Projeto de Cultura da entidade. Na última quinta-feira (29/6/2023), ocorreu a abertura da exposição Eu & Você & Elas/Eles, marcada pelo recital Fragmento Erudito, apresentado pelo Duo Cerqueira-Alexandre.

Realizado na sede da entidade, o encontro uniu música de câmara, em violino e viola, peças de tapeçaria, talento, arte e técnicas apuradas. “Mais uma vez o Cultura Acic mostrou a qualidade dos artistas que temos na nossa região, sejam esses jovens músicos que estão ganhando o mundo, as tecelãs que expõem seus trabalhos ou tantos outros artistas que nos deram a honra de participar do projeto”, ressalta a coordenadora do Cultura Acic, Iara Gaidzinski.


“Ao prestigiar e apoiar os talentos artísticos locais, o Projeto Cultura Acic cria um ambiente mais rico, diversificado e vibrante, beneficiando tanto os próprios artistas quanto a comunidade como um todo, que pode apreciar espetáculos como o que tivemos nessa quinta-feira. As exposições também permanecem por um período na galeria de arte da Acic, para que o público possa visitá-las”, enaltece o presidente da entidade empresarial, Valcir José Zanette.

Exposição até setembro

As obras que compõem a mostra Eu & Você & Elas/Eles ficarão expostas até o início de setembro, com acesso gratuito. “As tecelão receberam como desafio produzir obras a partir de rostos retratados em fotografias, definindo a técnica que iriam usar. Assim, temos mais de 25 pequenos retratos em preto, branco e cinza”, descreve Elke Hulse, referindo-se ao trabalho do coletivo As Catarinas.

O grupo surgiu em 2006, formado por alunas e ex-alunas dos cursos de tapeçaria ministrados por Elke, mestre em Teoria e História da Arte, com participação em exposições na França, Espanha, Itália, China, Estados Unidos, Escócia, Letônia e no Brasil.


Na Acic, a artista dá uma mostra do seu trabalho em quatro tapeçarias, nas quais estão montagens de rostos. “Trago também uma série de vestidos com a aplicação de tapeçarias retratando rostos de meninas, entre outros trabalhos”, comenta Elke. Ela conta que a ideia da exposição nasceu na pandemia, quando as tecelãs aproveitaram o tempo em casa para desenvolver as peças.

Passeio pelos períodos Barroco e Clássico

O som brilhante e sagaz do violino e o som doce, suave e melancólico da viola formaram a combinação perfeita do Fragmento Erudito, recital que promoveu um passeio pelos períodos Barroco e Clássico da música. O violinista Josenir Alves Cerqueira Júnior e o violista Jaison Alexandre de Oliveira encantaram o público com a apresentação de composições de Johann Sebastian Bach, George Philipp Telemann, Carl Stamitz, Ignaz Pleyel e Wolfgang Amadeus Mozart.

“Comecei na música no Bairro da Juventude e não imaginava um dia estar na Acic fazendo uma apresentação como essa. Agradeço muito pela receptividade que tivemos aqui”, declarou Oliveira, também professor e produtor, bacharelando do curso de música da Udesc.


Ele teve o primeiro contato com a música na Orquestra de Cordas do Bairro da Juventude e posteriormente ingressou na Camerata Criciúma e no Opus Quarteto. Participou de diversos festivais, oficinas e encontros de música no Brasil. Em 2019 participou da quarta edição do Fiato ao Brasile, festival de música que ocorreu em Faenza, na Itália.

“É muito bom voltar a Criciúma e reencontrar rostos conhecidos, nesse importante espaço que a Acic dá à música de câmara”, afirmou Cerqueira Júnior, que no ano passado iniciou o mestrado em música performance na West Texas A & M University, nos Estados Unidos.

Já no primeiro ano na universidade norte-americana, o violinista teve importantes feitos, como a conquista do primeiro lugar no concurso American Protégé Competition of Romantic Music, na categoria Chamber Music, tendo como prêmio performar no Carnegie Hall, em Nova York.

COMUNICAÇÃO INTEGRADA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal